“ELAS ME ENSINARAM ALGUMAS COISAS SOBRE RELAÇÕES HUMANAS E TRANSFORMARAM MINHA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO PROCESSO”: NARRATIVA DE UM PROFESSOR FORMADOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

Palabras clave:

Formação de professores, Ensino remoto, Interações humanas.

Resumen

Este relato de experiência deriva de aulas de um professor em um curso de Letras Inglês em uma universidade estadual, no sul do Brasil, durante a pandemia de COVID-19. A narrativa foca nas relações humanas e na responsabilidade ética para com os dois grupos para os quais lecionou. A narrativa discute os encontros (aulas síncronas via Google Meet) com as professoras em formação inicial por meio de vozes do campo da Filosofia (LARGE, 2015; LÉVINAS, [1988] 2020), da Educação (TODD, 2003; 2015) e da Linguística Aplicada (BEIJAARD; MEIJER; VERLOOP, 2004). Alguns dos exemplos apresentados também suportam a perspectiva processual da identidade profissional, ao invés de tomá-la como produto. Em síntese, a narrativa fornece reflexões relacionadas à formação de professores, às relações humanas e à identidade profissional.

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Biografía del autor/a

Alex Alves Egido, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Professor colaborador no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Egido, A. A. (2021). “ELAS ME ENSINARAM ALGUMAS COISAS SOBRE RELAÇÕES HUMANAS E TRANSFORMARAM MINHA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO PROCESSO”: NARRATIVA DE UM PROFESSOR FORMADOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. ReTER, 2(2), e5/01–10. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/64625