O ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS EM AULAS ONLINE

Autores

Palavras-chave:

Participação, Ensino remoto, COVID-19, Motivação, Ensino para crianças.

Resumo

Esse artigo traz um relato de experiência sobre o ensino remoto para crianças devido à pandemia COVID-19, que afetou o Brasil no início de Março de 2020. O objetivo é identificar as formas online nas quais nós, professores, podemos fazer os alunos se sentirem mais motivados para participar e engajar nas aulas. Nessa experiência foram usadas diferentes ferramentas para tentar gerar o melhor engajamento, e ao final desse relato, depois de algumas observações e da prática de ensino, temos a conclusão das melhores ferramentas para induzir a participação das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Doutora em Estudos da Linguagem, docente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Maria Luiza Caetano Soares, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Referências

ARA, Shaheen. Use of Songs, Rhymes and Games in Teaching English to Young Learners in Bangladesh. Dhaka University Journal of Linguistics, v. 2, n. 3. 2009.

COPLAND, Fiona; GARTON, Sue; BURNS, Anne. Challenges in Teaching English to Young Learners: Global Perspectives and Local Realities. TESOL Quarterly, December 2014, Vol.48(4), 2013.

KAWACHI-FURLAN, Cláudia; TONELLI, Reichert Assunção. Re(thinking) Critical Language Education with Children and Teacher Education During (and After) Pandemic Times. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v. 21, n.2, abril-junho, 2021, p. 467-496. Available at: https://doi.org/10.1590/1984-6398202117553. Retrieved on: June 20, 2021.

KING, Alison. Guiding knowledge construction in the classroom: effects of teaching children how to question and how to explain. American Educational Research Journal, v. 31, n. 2, 1994.

LIM, Cher Ping. Engaging learners in online learning environments. Techtrends tech trends 48, 2004.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma na educação digital online. Revista UFG, 2020, V.20, 63438 - pg. 1-35. Available at: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079. Retrieved on: August 20, 2020.

NUNAN, David. Teaching English to Young Learners. Anaheim University, 2010.

SOUZA, Wellington Gomes de; BEZERRA, Jaqueline de Jesus. A pandemia e a urgência das tecnologias: reflexões sobre os desafios para o ensino de língua portuguesa em tempos de isolamento social. Signo: v. 46, n. 85, 2021. Available at: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15626. Retrieved on: April 20, 2021.

THAMARANA, Simhachalam. Role of e-learning and virtual learning environment in English language learning. Research Scholar, 2016.

TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Contextos (In)Explorados no Estágio Supervisionado nas Licenciaturas em Letras/Inglês: o lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres. Signum: Estudos da Linguagem, v.19 n.2 2, 2016. Available at: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23218. Retrieved on: August 20, 2020.

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Tonelli, J. R. A., & Soares, M. L. C. (2021). O ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS EM AULAS ONLINE. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e17/01–12. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65311

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)