“WHAT'S HAPPENING?”: ESTUDOS COM O TWITTER NA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Twitter, Educação, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tece sobre as contribuições da mídia social Twitter na aprendizagem. A finalidade da pesquisa é verificar o potencial da referida mídia social no processo formativo de professores e alunos. Com este objetivo, pretende-se responder a seguinte questão: “Que experiências educativas se encontram disponíveis na internet a respeito do Twitter na Educação?”. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico que buscou identificar os manuscritos, publicados a partir de 2010, em revistas científicas brasileiras, que versavam acerca da temática e seus efetivos contributos na educação. A busca foi realizada no Google Acadêmico, por meio dos descritores “Twitter na aprendizagem”, “Twitter na educação” e “Twitter no ensino”, no período de novembro de 2020 a fevereiro de 2021. Verificou-se que o Twitter pode se constituir em uma ferramenta pedagógica, por apresentar vantagens para uma aprendizagem significativa quando bem explorada pelo professor em contexto educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA

Referências

ARAUJO, José. Aprendizagem Informal na Web 2.0: O Caso Twitter. Revista Educaonline, v. 4, p. 1-20, 2010.

ARAÚJO, Júlio.; COSTA, Sayonara.; DIEB, Messias. O Twitter e o ensino de língua inglesa em 140 caracteres. Educação & Tecnologia, [S.l.], v. 16, n. 3, out. 2011. ISSN 2317-7756. Disponível em: https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/400. Acesso em: 19 mar. 2021.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2012.

COSTA, Ana.; FERREIRA, André. Novas possibilidades metodológicas para o ensino-aprendizagem mediados pelas redes sociais Twitter e Facebook. REnCiMa, v. 3, p. 136-147, 2012.

GARTON, Laura; HAYTHORNTHWAITE, Caroline; WELLMAN, Barry. Studying Online Social Networks. Journal of Computer Mediated Communication, 2017.

HERTZOG, Ellen. O Twitter como ferramenta de ensino e aprendizagem de Matemática. Revista da Graduação: Rio Grande do Sul, 2010.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência - o futuro do pensamento na era da informática. Editora 34: Rio de Janeiro, 2013.

MAGGI, Noeli.; AMERICO, Rebeca. Linguagem, aprendizagem e tecnologias da informação: uma leitura no âmago do sociointarecionismo segundo Vigotsky. Nonada: Letras em Revista, v. 2, p. 1, 2013.

MATTELART, Armand. História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Dá um like, se inscreve no canal e compartilha o vídeo: a atuação de professores como booktubers no YouTube. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 276-285, 2020.

MUSSO, Pierre. A Filosofia da Rede. In: PARENTE, A. (Org). Tramas da Rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PEREIRA, Alexandre.; COELHO, Fernando.; MONTEIRO, Jean. O Twitter no webjornalismo: os impactos da cibercultura e da mobilidade digital na narrativa jornalística. In: Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom Nordeste: São Luís, 2019. 1-9 p.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SANTANA, Camila.; COUTO, Edvaldo. Estratégias de visibilidade e ações docentes no Twitter. Educação (UFSM), v. 42, p. 435-450, 2017.

STATISTA. Twitter - Estatísticas e fatos. 2021. Disponível em: https://www.statista.com/topics/737/twitter/. Acesso em: 16 mar. 2021.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais: Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2011.

TORRES, Guilherme.; ZAINA, Luciana.; ALMEIDA, Tiago. Uma análise do Twitter como ferramenta de apoio à aprendizagem. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 2013. 85-95 p.

TWITTER. Site oficial Twitter. Disponível em: https://twitter.com/. Acesso em: 14 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Monteiro, J. C. da S. (2021). “WHAT’S HAPPENING?”: ESTUDOS COM O TWITTER NA EDUCAÇÃO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(1), e7/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/64882