ANÁLISE DA POTENCIALIDADE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM ESCALA DE PH PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995085298Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Repositórios didáticos, Recursos digitaisResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação desempenham um papel importante na área de ensino, como suporte pedagógico, permitindo uma abordagem interativa no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a criação de repositórios educacionais tem se mostrado uma estratégia promissora nesse contexto, como é o caso dos objetos de aprendizagem, que podem envolver os alunos de maneira eficaz nesse processo formativo. Este trabalho teve como objetivo analisar um repositório e um objeto de aprendizagem aplicado no ensino de Química, destacando sua relevância no processo de ensinar e aprender. Na análise, o repositório "Currículo+" demonstrou eficiência de acordo com os critérios investigados, apresentando uma abordagem multidisciplinar que abrange diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, sendo facilmente acessível e localizável por meio de um controle de busca livre. Em relação ao simulador de pH, ele se mostrou eficaz na exploração dos conceitos relacionados ao pH e em sua aplicação, permitindo aos usuários visualizar e manipular valores variados, o que pode possibilitar a compreensão das mudanças nas concentrações de substâncias químicas. Apesar de algumas limitações de acessibilidade, o simulador pode ser considerado um objeto de aprendizagem valioso para o ensino de Química, proporcionando interatividade e uma compreensão aprofundada dos conceitos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rosiney Rocha; CHAVES, Andréa Carla Leite; DE ARAÚJO JR, Carlos Fernando. Avaliação de objetos de aprendizagem: aspectos a serem considerados neste processo. Revista Educação & Tecnologia, n. 13, 2015.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; SILVEIRA, Milene Selbach. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, p. 235-260, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/btFYn3ZjZxZ5GGkhMrp379M/?format=html. Acesso em: 19 de Ago. de 2023.
GARCIA, Carla Cristina. Sociologia da acessibilidade. Curitiba. IESDE. 2012.
GAZZONI, Alcibiades; CANAL, Ana Paula; FALKEMBACH, Gilse Morgental; FIOREZE, Leandra Anversa; PINCOLINI, Leila Brondani; ANTONIAZZI, Rodrigo. Proporcionalidade e semelhança: aprendizagem via objetos de aprendizagem. RENOTE, v. 4, n. 2, 2006.
Disponível em: < https://seer.ufrgs.br//renote/article/view/14141>. Acesso em: 03 jun. 2023.
HOFFMANN, Ana Valéria et al. Objetos de aprendizagem para a TV pendrive: conhecendo e produzindo. 3. ed. Curitiba: Secretaria da Educação, 2007.
IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Sobre repositórios digitais, 2011. Disponível em: <http://sitehistorico.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositorios-digitais/repositorios-brasileiros.>
Acesso em: 04 jun. 2023.
MACHADO, Adriano Silveira. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 104-111, 2016.
MANCINI, Marisa Cotta; SAMPAIO, Rosana Ferreira. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 10, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/4SXvxPYFB3GWs4V4s3vz7kN/?lang=pt Aceso em: 10 de jul. de 2023.
MARGARYAN, Anoush; LITTLEJOHN, Allison. Comunidades com propósitos cruzados: Contradições nas visões das partes interessadas em sistemas de repositório de objetos de aprendizagem. Em Proceedings of Australasian Society for Computers in Learning in Tertiary Education (ASCILITE), 2007. Disponível em: <https://www.ascilite.org/conferences/singapore07/procs/margaryan.pdf >. Acesso em: 03 de jun. de 2023.
MORAN, José Manuel; MASSETTO, Marcos T.; BEHRENS, Nilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas.10. ed. São Paulo. Papirus, 2012.
NASCIMENTO, Emerson dos Santos. A utilização da internet nas aulas de biologia: estudo de caso em uma escola da rede estadual de Alagoas.2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
PINHEIRO, Anderson Cangane; RUMENOS, Nijima Novello; TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de ciências e matemática: uma breve análise. InFor, v. 2, n. 1, p. 266-288, 2017. Disponível em: <https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120163>. Acesso em: 03 de jun. de 2023.
SANTOS, José Rufino Silva dos.; SOUZA, Brenda Thaise Cerqueira de. A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: Uma Revisão Bibliográfica. Id online Revista Multidisciplinar de Psicologia. v.13, n. 45 Suplemento 1, pág. 40-59, 2019. Edição eletrônica. Disponível em: Acesso em: 25/08/2020. Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1799 >. Acesso em 15/07/2023.
SILVA, Edna Lúcia; CAFÉ, Lígia.; CATAPAN, Araci Hack. Objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 39 n. 3, p.93-104, set./dez., 2010. Disponível em: <https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1269/1447>.Acesso em: 03 de jun. 2023.
SILVA, Patrícia Alexandra; SILVA, Alberto Rodrigues da. Análise funcional de plataformas de objectos de aprendizagem. In: IBEROAMERICAN CONGRESS ON TELEMATICS, 6., 2006.
SOUZA, Edna de; MALHEIROS, Neumar. Avaliação de Acessibilidade Digital para Pessoas com Deficiência Motora em Repositórios Educacionais Abertos. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 3, 2018.
SOSTERIC, Mike; HESEMEIER, Susan. When is a learning object learning not an object: A first step towards a theory of learning objects. International review of research in open and Distance Learning. v.3, n.2, out. 2002. Disponível em:
< http://www.irrodl.org/content/v3.2/soches.html >. Acesso em 04 jun. 2023.
TORTOSA, Salvador Otón. Propuesta de una arquitectura software basada en servicios para la implementación de repositorios de objetos de aprendizaje distribuidos. 2006. Tesis (Doctoral) - Escuela Técnica Superior de Ingeniería Informática, Alcalá de Henares. Disponível em: < https://ebuah.uah.es/dspace/handle/10017/472?show=full >
Acesso em: 03 jun. 2023.
TEODORO, George; CARVALHO, Marcio Bunte de; COMASSETTO, Liamara Scortegagna. Compartilhamento e reusabilidade de objetos de aprendizagem. In: V Congresso Bras. de Ensino Superior a Distância. 2008. p. 1-10.
VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de. Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016.
WILEY, David Attorney. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, David A. The instructional use of learning objects. Bloomington: AECT, 2002. Disponível em: https://members.aect.org/publications/InstructionalUseofLearningObjects.pdf.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.