ANÁLISE DA POTENCIALIDADE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM ESCALA DE PH PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995085298

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Repositórios didáticos, Recursos digitais

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação desempenham um papel importante na área de ensino, como suporte pedagógico, permitindo uma abordagem interativa no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a criação de repositórios educacionais tem se mostrado uma estratégia promissora nesse contexto, como é o caso dos objetos de aprendizagem, que podem envolver os alunos de maneira eficaz nesse processo formativo. Este trabalho teve como objetivo analisar um repositório e um objeto de aprendizagem aplicado no ensino de Química, destacando sua relevância no processo de ensinar e aprender. Na análise, o repositório "Currículo+" demonstrou eficiência de acordo com os critérios investigados, apresentando uma abordagem multidisciplinar que abrange diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, sendo facilmente acessível e localizável por meio de um controle de busca livre. Em relação ao simulador de pH, ele se mostrou eficaz na exploração dos conceitos relacionados ao pH e em sua aplicação, permitindo aos usuários visualizar e manipular valores variados, o que pode possibilitar a compreensão das mudanças nas concentrações de substâncias químicas. Apesar de algumas limitações de acessibilidade, o simulador pode ser considerado um objeto de aprendizagem valioso para o ensino de Química, proporcionando interatividade e uma compreensão aprofundada dos conceitos.

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Biografia do Autor

Felipe Augusto Marques de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduado em Ciências: Biologia e Química, pela Universidade Federal do Amazonas, (UFAM). Especialização em Docência em Educação Básica pelo (IFRO). Mestrando em ensino pelo Programa de Pós-graduação em ensino, PPGE/UERN. Membro nos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia, do(a) Universidade Federal do Amazonas e no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, do(a) Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiação. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de ciências exatas, dedicando-se especialmente às temáticas de pesquisa: instrumentação para o ensino de ciências exatas, Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências exatas e Metodologias Ativas de Aprendizagem

Kyteria Sabina Lopes de Figueredo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atualmente é professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

Freitas, F. A. M. de, Oliveira, G. F. B. de, & Figueredo, K. S. L. de. (2024). ANÁLISE DA POTENCIALIDADE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM ESCALA DE PH PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 5(1), e2/1–12. https://doi.org/10.5902/2675995085298

Edição

Seção

Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras