A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTE E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995084512Palavras-chave:
Realidade aumentada (RA), Ensino em artes, Estratégia pedagógica, EducaçãoResumo
O artigo aborda a intersecção entre o ensino de arte e tecnologia, destacando a relevância da realidade aumentada (RA) como estratégia pedagógica. Através da combinação do mundo físico com elementos virtuais, a realidade aumentada (RA) proporciona uma experiência imersiva e interativa, ampliando a experiência de aprendizagem dos alunos. Os benefícios da utilização da realidade aumentada (RA) incluem a ampliação da experiência sensorial e imersão dos alunos, o estímulo à criatividade e expressão artística, o aumento da motivação e engajamento dos alunos, a ampliação do acesso a obras de arte e contextos culturais, e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e digitais. A utilização da realidade aumentada (RA) no ensino de arte e tecnologia promove uma aprendizagem mais significativa, estimula a curiosidade dos alunos e possibilita uma conexão mais profunda com o conteúdo. A pesquisa é embasada em estudos científicos e acadêmicos e utiliza uma metodologia qualitativa com revisão integrativa da literatura. O objetivo do artigo é analisar a utilização da realidade aumentada (RA) como estratégia pedagógica, compreender seus impactos no processo de aprendizagem dos alunos e examinar os benefícios e desafios dessa abordagem. A realidade aumentada (RA) surge como uma ferramenta poderosa no ensino de arte e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, criativas e tecnológicas dos alunos.
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