AVALIANDO UMA FORMAÇÃO EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ATIVIDADES PLUGADAS CRIADAS NO SCRATCH

Autores

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Formação de Professores, Scratch.

Resumo

Este artigo descreve o processo de avaliação dos conhecimentos adquiridos por um grupo de professores de Matemática e Informática, durante uma formação em Pensamento Computacional, utilizando Scratch com o objetivo de verificar a forma como o grupo se apropriou dos conhecimentos. A formação disponibilizou atividades de criação de programas no Scratch, avaliando as mesmas quantitativamente com a ferramenta Dr. Scratch. Após a etapa de formação, os professores utilizaram os conhecimentos adquiridos na formação com os seus alunos, que também desenvolveram atividades no Scratch e foram avaliadas com o Dr. Scratch. Os resultados obtidos demonstraram que os conceitos do Pensamento Computacional que tiveram maior pontuação para os professores também foram os que obtiveram maior pontuação para os alunos, indicando uma influência direta dos professores nas propostas de programas criadas pelos alunos.

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Biografia do Autor

Taiser Tadeu Teixeira Barros, SENAI RS, Santa Cruz do Sul, RS.

Instrutor de Educação Profissional de Nível Técnico II – CFP SENAI Santa Cruz do Sul

Eliseo Berni Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Professor Associado – PPGIE na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.

Professor Titular na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Barros, T. T. T., Reategui, E. B., & Teixeira, A. C. (2021). AVALIANDO UMA FORMAÇÃO EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ATIVIDADES PLUGADAS CRIADAS NO SCRATCH. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(3), e2/01–17. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67368

Edição

Seção

Artigos - SENID/2021