PROPOSTA DE ENSINO PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Educação profissional, Proposta de ensino.

Resumo

O Pensamento Computacional na educação básica visa possibilitar a resolução de problemas com base nos conceitos fundamentais da ciência da computação. Assim, como a computação está cada vez mais presente no contexto de vida das pessoas, o Pensamento Computacional favorece que se aprenda a resolver problemas de modo sistemático, crítico e criativo utilizando os fundamentos da computação. Esse entendimento vai além de somente usar as tecnologias digitais, inclui-se compreender como criar soluções computacionais, adaptá-las e as implicações disso no mundo digital e para a vida das pessoas. Nessa direção, este artigo é parte de uma dissertação de mestrado (retirado para avaliação cega) em andamento. O objetivo foi planejar e executar uma proposta de ensino para desenvolver o Pensamento Computacional no curso técnico em administração. Nesse empreendimento, a adoção do modelo de design instrucional ADDIE e da Sequência Didática Interativa favoreceu o planejamento de aprendizagem significativa e coerente com o perfil de egresso do técnico em administração, tendo a contextualização como princípio norteador.

 

Referências

BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, v. 2, n. 1, p. 48-54, Março 2011. Disponível em: http://dl.acm.org/ citation.cfm?id=1929905, Acesso em: 02 nov. 2019.

BOLDINI, Adriana et al. Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 27., 2016, Uberlândia (MG). Anais eletrônicos... Porto Alegre (RS): Portal de Publicações da CEIE, 2016. p. 200 - 209. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6700/ 4588. Acesso em: 09 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4.ed. Brasília: Ministério da Educação, 2021. Portal MEC. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf, Acesso em: 05 set. 2021.

BRASIL, CNE/CP. Resolução nº 1, de 05 de janeiro de 2021. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 09 jul. 2021.

BULHÕES, Daniel Brito et al. O uso da Computação Desplugada no processo de ensino-aprendizagem de alunos do curso Técnico em Informática. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 30., 2019, Uberlândia (MG). Anais eletrônicos... Porto Alegre (RS): Portal de Publicações da CEIE, 2019. p. 932 - 941. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8821/6379. Acesso em: 09 jul. 2021.

CSTA. K-12 Computer Science Standards - Revised 2011 - The CSTA Standards Task Force. Association for Computing Machinery, 2011. Disponível em: http://scratch.ttu.ee/failid/CSTA_K-12_CSS.pdf, Acesso em: 03 ago. 2020.

DUARTE, Ailton S. O ensino do pensamento computacional na educação profissional de nível médio no IFES - campus Colatina. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica (RJ), 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7476295, Acesso em: 13 mai. 2020.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GERALDES, Wendel B. O pensamento computacional no ensino profissional e tecnológico. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2118, Acesso em: 17 ago. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Concomitante/Subsequente em Administração. Teresina (PI), 2019.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PAPERT, Seymour M. LOGO: Computadores e Educação. Tradução José Armando Valente; Beatriz Bitelman, Afira Vianna Ripper. São Paulo, Editora Brasiliense, 1985.

RICARDO, Elio C. Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), 2005. Disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/102668/222646.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 01 dez. de 2021.

SOUZA, Leandro D. Instituto de hackers: o pensamento computacional aplicado ao ensino técnico integrado ao ensino médio. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Curitiba (PR), 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=7949558, Acesso em: 13 mai. 2020.

SOUZA, Isabelle M. L.; RODRIGUES, Rivanilson S.; ANDRADE, Wilkerson L. Explorando Robótica com Pensamento Computacional no Ensino Médio: Um estudo sobre seus efeitos na educação. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 27., 2016, Uberlândia (MG). Anais eletrônicos... Porto Alegre (RS): Portal de Publicações da CEIE, 2016. p. 490 - 499. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6730/4617. Acesso em: 09 jul. 2021.

SILVA, Leonardo Soares e.; CAVALCANTI, Elmano Ramalho. Avaliação do Estado de Fluxo e do Aprendizado em Atividades Desplugadas no Ensino do Pensamento Computacional com Estudantes do Ensino Médio. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 29., 2018, Fortaleza (CE). Anais eletrônicos... Porto Alegre (RS): Portal de Publicações da CEIE, 2016. p. 1746 - 1750. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8143/5832. Acesso em: 09 jul. 2021.

VALENTE, José Armando. Formação de Professores: Diferentes Abordagens Pedagógicas. In: J.A. Valente (org.) O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMPNIED, 1999.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35, mar 2006. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1118178.1118215&coll =portal&dl=ACM, Acesso em: 02 nov. 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana; OLIVEIRA, Cláudio Luís Vieira. Prática de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. In: I Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg), 1., 2015, Maceió (AL). Anais eletrônicos... Porto Alegre (RS): Portal de Publicações da CEIE, 2015. p. 1236 - 1245. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/ 6268/4389. Acesso em: 09 jul. 2021.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Lima, J. de A., & de Morais, M. A. C. (2021). PROPOSTA DE ENSINO PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(4), e9/01–21. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67562