O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO MOODLE: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Moodle, Mineração de dados, Desempenho de estudantes, Educação à Distância.Resumo
Este estudo apresenta resultados de um mapeamento sistemático da literatura nos últimos cinco anos (2016-2020), em que buscou investigar o uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem no Moodle. Para essa pesquisa, foram selecionados artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES. Esse portal virtual foi escolhido pela sua grande importância no cenário científico nacional e internacional, com contribuições significativas acerca de pesquisas relacionadas à informática na educação. Após a seleção de estudos primários, foram analisados trinta e um trabalhos, os quais registraram as maiores frequências para a utilização dos seguintes recursos digitais: software SPSS, plugins do Moodle e aplicativos de mineração de dados. Dentre as principais variáveis relatadas destacam-se: a aprendizagem no Moodle, monitoramento de atividades e previsão de desempenho de estudantes. Dentre as contribuições, destacam-se: uso de recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem, acompanhamento e previsão do desempenho de estudantes. A pesquisa apresentou contribuições relevantes, principalmente para aperfeiçoar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem em momentos de distanciamento social na modalidade EaD.Downloads
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