REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Aprendizagem Significativa, Contexto de Pandemia, Escola Pública.

Resumo

Atualmente, cada vez mais faz-se importante refletir sobre a possibilidade de melhorar o ensino no contexto escolar, visando promover a aprendizagem significativa, especialmente da matemática. Tendo por base a visão de um professor-pesquisador em desenvolvimento profissional, o presente relato de experiência busca compartilhar uma vivência, que ilustra o processo de adequação ao sistema de ensino remoto, visando a possibilidade de mediar o processo de aprendizagem significativa do aluno, durante o período de situação de pandemia causado pelo vírus da Covid-19. A experiência relatada ocorreu em uma escola municipal, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul, envolvendo 32 alunos participantes. Os dados foram coletados por meio de questionários, atividades impressas e fichas diagnósticas utilizadas durante o período letivo. Os resultados obtidos pela experiência demonstram as ações promovidas pela professora no contexto público, com a intenção de promover aprendizagem significativa durante a implementação do sistema remoto de ensino, corroborando com o fato de que as diferenças sociais e econômicas aumentaram, consequentemente comprometendo o viés “inclusivo” da educação. Com isso, consideramos que, em estudos futuros é imprescindível investigar como se dá o processo da aprendizagem significativa no contexto remoto, fazendo-se necessário rever os papéis do professor, do aluno, do contexto, do ensino, da aprendizagem e da avaliação em tempos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Regina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora da rede básica e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Docente no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Docente no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

ALRO, Helle.; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 6ª edição, 2008.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária (E.P.U), 2015.

NOVAK, Joseph Donald.; GOWIN, Bob. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1984.

SANTAROSA, Maria Cecília Pereira. Ensaio sobre a aprendizagem significativa no ensino de matemática. Aprendizagem Significativa em Revista, V6 - Nº3, 2016.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Reis, S. R. dos, Santarosa, M. C. P., & Mathias, C. V. (2021). REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e14/01–16. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65501