Do experimento à experimentação: metodologia ativa no ensino de trigonometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130843446

Palavras-chave:

Trigonometria, Triângulo Retângulo, Experiências, Metodologia ativa

Resumo

Este trabalho busca compilar e testar atividades na área de ensino da matemática, com a participação ativa dos alunos, através de experimentos e experimentação, unindo diálogo à teoria como opção metodológica, ou seja, buscando inserir a matemática através de experiências ativas afim de reproduzir, em sala de aula, atividades que fazem parte do cotidiano dos alunos. Nesse sentido, fez-se a reflexão sobre a necessidade de tornar a matemática mais atraente, onde a sala de aula não seja um ambiente isolado, mas que proporcione um espaço de discussão para unir as teorias e as práticas com o objetivo de formar alunos ativos em seu processo de ensino e aprendizagem. Este modelo de atividade foi desenvolvido em uma escola privada na cidade de Rosário do Sul – RS, em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, com 12 alunos, e realizado em quatro momentos distintos: introdução a conceitos iniciais, experimentação laboratorial, experimentação no mundo real com uso de aplicativo, e por fim,  realização de cálculos e discussão dos resultados. Ao término deste trabalho foi possível perceber que os alunos obtiveram ganhos significativos em sua aprendizagem, confirmando que é possível fazer matemática através de atividades práticas e com experiências lúdicas nos anos finais do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Cristhian Augusto Bugs, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa.

Guilherme de Lima de Menezes, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Diego Guimarães Nunes, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Graduado em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Integrante do quadro técnico administrativo em educação da Universidade Federal do Pampa

Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Dr. em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Professor Associado da Unipampa, Professor do PPGEdu da Unipampa.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Bugs, C. A., Menezes, G. de L. de, Nunes, D. G., & Rocha, J. M. da. (2020). Do experimento à experimentação: metodologia ativa no ensino de trigonometria. Revista Monografias Ambientais, 19, e4. https://doi.org/10.5902/2236130843446

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