Perspectivas para o empoderamento da mulher através da releitura de clássicos infantis para séries iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130843392

Palavras-chave:

Educação, Empoderamento, Ensino, Superação

Resumo

Este artigo aborda o tema empoderamento feminino e visa refletir sobre uma proposta pedagógica para os alunos do ensino fundamental de uma Escola Pública, do município de São Gabriel/RS. Alunos e alunas do quinto ano do ensino fundamental. O objetivo foi relatar uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea, a partir da releitura de clássicos infantis. Considera-se que ao se discutir novas práticas de ensino e aprendizagem, relacionados ao papel da mulher no mundo contemporâneo, podemos estimular os educadores a buscarem novas perspectivas para suas práticas em todas as áreas do conhecimento. O resultado destas práticas após análises dos relatos dos alunos foi à conscientização de todos e todas sobre a importância da luta e conquistas femininas na sociedade contemporânea. Considerou-se que “princesas contemporâneas” podem salvar-se e alcançar o esperado "final feliz", que a maioria dos contos de fadas traz, sem, contudo, contar com um “príncipe encantado”. Neste contexto percebeu-se que as conquistas das mulheres fazem parte de uma realidade contemporânea, que deve ser sempre relacionada a todas as práticas de ensino.

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Biografia do Autor

Sandriane Proença Figueredo, Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Fernando Abbott., São Gabriel, RS

Pedagoga - UNINTER, professora do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Fernando Abott, pós Graduado em Educação - Universidade Federal do Pampa.

Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Dr. em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Professor Associado da Unipampa, Professor do PPGEdu da Unipampa.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Figueredo, S. P., & Rocha, J. M. da. (2020). Perspectivas para o empoderamento da mulher através da releitura de clássicos infantis para séries iniciais do ensino fundamental. Revista Monografias Ambientais, 19, e2. https://doi.org/10.5902/2236130843392

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