Interdisciplinaridade e transversalidade na geografia: uma estratégia de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820642Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Meio ambiente, Geografia, Projetos temáticosResumo
A interdisciplinaridade propõe a troca de reciprocidade e intensidade entre as disciplinas tornando possível aos alunos uma compreensão mais completa de uma situação problema, ultrapassando a fragmentação do conhecimento. O presente artigo versa sobre uma estratégia interdisciplinar, envolvendo o tema transversal: Meio Ambiente, na disciplina de Geografia, a qual foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pery da Cunha Gonçalves, localizada no município de São Gabriel/RS, no 6º ano, turma A, do Ensino Fundamental. Foram abordados temas como: separação do lixo, coleta seletiva, reciclagem, poluição, uso consciente da água. A metodologia desenvolvida foi a partir da prática de projetos temáticos, que proporcionaram uma compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Um dos resultados importantes deste trabalho foi o de despertar nos educandos uma consciência ambiental e promover uma aprendizagem mais significativa, o que ficou evidenciado nos resultados das avaliações em comparação aos resultados da turma onde não foi aplicada a estratégia interdisciplinar.
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