A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613086193Palabras clave:
Educação básica, Realidade escolar, CidadaniaResumen
O presente artigo acerca-se da temática qualidade de vida no ambiente escolar como aspecto componente da formação do cidadão. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Ensino Fundamental de São Gabriel- RS. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários, tendo como objetivo averiguar o quão consciente os alunos estão de seu papel na sociedade e de que podem intervir para melhorar a sua realidade. A partir dos dados coletados foi desenvolvida atividade na qual os alunos foram colocados como protagonistas no processo de transformação da realidade escolar. A partir dessa atividade, inferiu-se que ao se sentirem envolvidos neste processo de mudança, os educandos passam a compreender a sua realidade e que podem agir para transformá-la. Ouvir o que os alunos têm a dizer não só é esclarecedor para o corpo docente e gestor da escola, mas principalmente para que o próprio educando compreenda a sua realidade e perceba o quanto pode agir para transformá-la.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Paulo. Aula do pôster: Para criar um ambiente saudável. Nova escola, São Paulo, n. 160, p0. 33, mar. 2003.
BAGGIO, André. Pedagogia da hominização: indicativos antropológicos. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 102, dez. 1995.
FICAGNA, Marisa Fracalossi; ORTH, Miguel Alfredo. Educação para um novo cidadão: construindo possibilidades ou relações entre a teoria e a prática. In: ANDREOLA, Balduino Antonio et al. (orgs.). Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 246-262.
FISS, Dóris; SILVA, Gilberto. O adolescer na democracia: reflexões político-pedagógicas sobre a formação moral para a cidadania. In: ANDREOLA, Balduino Antonio et al. (orgs.). Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 159.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido.17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Projeto político pedagógico da escola: fundamentos para sua realização. In: GADOTTI, Moacir & ROMÃO, José Eustaquio (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 33-41.
HENZ, Celso Ilgo. Dialogando sobre cinco dimensões para (re)humanizar a educação. In: ANDREOLA, Balduino Antonio et al. (orgs.). Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 49-62.
KIELING, José Fernando. Dialética e educação popular: como problematizar nossas práticas de formação docente. In: ANDREOLA, Balduino Antonio et al. (orgs.). Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 393-408.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 26 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
LOGES, Tatiana Ávila. Supervisão escolar na formação docente continuada. In: ANDREOLA, Balduino Antonio et al. (orgs.). Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 494.
MAGRI, Cledir Assisio Magri. A metodologia freiriana na formação de agricultores familiares. In: MUHL, Eldon Henrique et al. (orgs.). Diálogo, ação comunicativa e práxis pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2011. p. 143-162.
MARCANTE, Grazenei; GIRARDELLO, Susana Vassoller; SARTORI, Jerônimo. Encontros, desencontros e reencontros: memória de um processo. In: MUHL, Eldon Henrique et al.(orgs.). Diálogo ação comunicativa e práxis pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2011. p. 191-203.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; HARTZ, Zulmira Maria de Araújo; BUSS, Paulo Marchiori. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência e Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 7-18, 2000.
MUHL, Eldon Henrique. Práxis pedagógica: ação dialógico-comunicativa e emancipação. In: MUHL, Eldon Henrique et al. (orgs.). Diálogo, ação comunicativa e práxis pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2011. p. 12.
PAULY, Evaldo Luis. O adolescer na democracia: reflexões político-pedagógicas sobre a formação moral para a cidadania. In: ANDREOLA, Balduino Antonio et al. (orgs.). Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 129-153.
ROSA, Eloisa Helena da; GALERA; Joscejy Bassetto. A gestão do espaço físico escolar: um desafio social. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1699-8.pdf. Acesso em: 2 jul. 2011.
ROSA, Geraldo Antonio. Educação e libertação: práxis de um movimento social no Contestado. In: MUHL, Eldon Henrique et al. (orgs.). Diálogo, ação comunicativa e práxis pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2011. p. 96.
SARTORI, Jerônimo. Equipe diretiva e articulação de projetos político-pedagógicos coletivos. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 94, dez. 1995.
______, Jerônimo; SEGAT, Taciana. Formação continuada: lições de um processo. In: MUHL, Eldon Henrique et al.(orgs.). Diálogo, ação comunicativa e práxis pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2011. p. 97-114.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10 ed. rev.-Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
VIEIRA, Evaldo. Sociologia da Educação: reproduzir e transformar. 3 ed. São Paulo: FTD,1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.