Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico

Autores

  • Ana Claudia Silveira Ribeiro Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Gisele Lángaro Soares Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Ticiana Fagundes da Porciuncula de Vilhena Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Julianne Marçal Munhoz Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Valdir Marcos Stefenon Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086192

Palavras-chave:

Estrutura física, Ambiente escolar, Rede pública de ensino, São Gabriel

Resumo

O efetivo aprendizado escolar está relacionado, entre outros fatores, a qualidade de vida dos alunos, tanto dentro como fora da escola. Neste sentido, o espaço físico escolar possui grande importância para o corpo discente, uma vez que será cenário diário de estudos, discussões, debates, reflexões, convívios sociais e lazer. Nesta perspectiva, faz-se necessário caracterizar os aspectos relacionados à estrutura física da escola de modo a identificar intervenções que possibilitem uma melhoria na qualidade de vida dentro da mesma. O objetivo central do presente estudo foi investigar os aspectos relacionados à estrutura física de uma escola da rede pública de São Gabriel, RS utilizando-os como indicadores da qualidade de vida na escola. Foi aplicado um questionário para as turmas da pré-escola a 8ª séries do ensino fundamental contendo questões dirigidas relativas à qualidade das instalações disponibilizadas pela escola. Os resultados demonstraram que as necessidades dos estudantes da pré-escola são distintas daquelas dos estudantes da 4ª a 8ª séries. Entretanto para ambas as faixas etárias verificou-se a necessidade de espaços recreativos que respeitem uma das características mais marcantes das crianças que vem a ser a mobilidade elevada.

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Referências

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Publicado

2012-08-07

Como Citar

Ribeiro, A. C. S., Soares, G. L., Vilhena, T. F. da P. de, Munhoz, J. M., & Stefenon, V. M. (2012). Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1850–1857. https://doi.org/10.5902/223613086192

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