A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade

Autores

  • Gisele Lángaro Soares Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Ana Claudia Silveira Ribeiro Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Ticiana Fagundes da Porciuncula de Vilhena Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Juliane Marçal Munhoz Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Valdir Marcos Stefenon Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086193

Palavras-chave:

Educação básica, Realidade escolar, Cidadania

Resumo

O presente artigo acerca-se da temática qualidade de vida no ambiente escolar como aspecto componente da formação do cidadão. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Ensino Fundamental de São Gabriel- RS. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários, tendo como objetivo averiguar o quão consciente os alunos estão de seu papel na sociedade e de que podem intervir para melhorar a sua realidade. A partir dos dados coletados foi desenvolvida atividade na qual os alunos foram colocados como protagonistas no processo de transformação da realidade escolar. A partir dessa atividade, inferiu-se que ao se sentirem envolvidos neste processo de mudança, os educandos passam a compreender a sua realidade e que podem agir para transformá-la. Ouvir o que os alunos têm a dizer não só é esclarecedor para o corpo docente e gestor da escola, mas principalmente para que o próprio educando compreenda a sua realidade e perceba o quanto pode agir para transformá-la.

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Biografia do Autor

Gisele Lángaro Soares, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Especialista em Educação pelo Programa de Pós Graduação lato sensu Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade, Universidade Federal do Pampa.

Ana Claudia Silveira Ribeiro, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Especialista em Educação pelo Programa de Pós Graduação lato sensu Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade, Universidade Federal do Pampa.

Ticiana Fagundes da Porciuncula de Vilhena, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Especialista em Educação pelo Programa de Pós Graduação lato sensu Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade, Universidade Federal do Pampa.

Juliane Marçal Munhoz, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Especialista em Educação pelo Programa de Pós Graduação lato sensu Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade, Universidade Federal do Pampa.

Valdir Marcos Stefenon, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Professor Adjunto. Diretor do Campus São Gabriel.

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Publicado

2012-08-07

Como Citar

Soares, G. L., Ribeiro, A. C. S., Vilhena, T. F. da P. de, Munhoz, J. M., & Stefenon, V. M. (2012). A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1858–1869. https://doi.org/10.5902/223613086193

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