Pluralidade cultural: os desafios aos professores em frente da diversidade cultural

Autores/as

  • Fernanda Langendorf Guedes Ciliato Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820639

Palabras clave:

Temas transversais, Diversidade cultural, Prática pedagógica

Resumen

Este artigo aborda a importância de trabalhar na escola com os Temas Transversais, de modo que contribua para a formação de um cidadão ético e responsável, sobretudo, em relação à pluralidade cultural. Acredito que esta temática colabora para a formação de um cidadão, capaz de agir e pensar de maneira respeitosa em frente das diversidades, começando pelo espaço escolar e na sequência estender-se ao espaço social mais amplo – a sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Langendorf Guedes Ciliato, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade da Região da Campanha e Especialista em Educação - Interdisciplinaridade e Transversalidade pela Universidade Federal do Pampa.

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS

Possui graduação em Biologia - LP pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense, graduação em Ciências - LC pela Universidade de Passo Fundo, Especialização em supervisão Escolar, Faculdade de Educação, UPF, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

ALMEIDA, T. J. B. Abordagem dos temas transversais nas aulas de ciências do ensino fundamental, no distrito de Rembepe, município de Camaçari-BA. Condoba-revista virtual. Salvador, v.2, n.1, p.1-13, jan/jun 2006. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/candomba/2006-v2n1/pdfs/TeresaAlmeida2006v2n1.pdf. Acesso em: fev 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília, DF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiros e quartos ciclos do ensino fundamental - Os Temas Transversais. Brasília, DF, 1998.

CORDIOLLI, Marcos. A formação de valores e padrões de conduta na sala de aula:

notas para um debate conceitual sobre transversalidade. Curitiba: A Casa de Astérion, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, A. I. P. La cultura escolar em La sociedad neoliberal. 2. ed. Morata, 1999. Disponível em: www.isp7.edu.ar/proyectos/jornadas/jor_escuela_nueva_junio_2014/perezgomezangel-cap1laculturacritica.pdf. Acesso em: 05 jun. 2015.

GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

OLIVEIRA, L. O. ; SILVA. F. A. Multiculturalismo: um desafio para o educador. Revista eletrônica-ICE, vol. 5, n. 1, nov 2011. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/.../11/.../f6f7ad43f4059ef34b0a6b1c080dfb6e.pdf. Acesso em: 17 jul. 2015.

PANSINI, F.; NENEVÉ, M. Educação multicultural e formação docente. Currículo sem Fronteiras. v. 8, n. 1, p. 31-48, jan/jun 2008. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss1articles/pansini_neneve.pdf. Acesso em: 17 jun. 2015.

PERES, A. N. (2000). Educação Intercultural: Utopia ou Realidade? (Processos de 88 pensamentos dos professores face à diversidade cultural: integração de minorias migrantes na escola). Profedições, Porto.

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitiativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos & GAMBOA, Silcio Sánchez (orgs.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 4. ed. São Paulo: cortez, 2001. p. 13-59.

YUS, R.; trad. Ernani F. da Rosa. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ArtMed, 19.

Publicado

2015-12-07

Cómo citar

Ciliato, F. L. G., & Sartori, J. (2015). Pluralidade cultural: os desafios aos professores em frente da diversidade cultural. Revista Monografias Ambientais, 14, 65–78. https://doi.org/10.5902/2236130820639

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.