Educação ambiental na escola: do Projeto Político Pedagógico a prática docente

Autores

  • Douglas Grzebieluka Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR
  • Jocieli Aparecida Silva Faculdade Sagrada Família, Ponta Grossa, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818693

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação formal e projeto político pedagógico

Resumo

O presente trabalho propõe-se a fortalecer o processo reflexivo acerca da Educação Ambiental no âmbito escolar e sua abrangência no Projeto Político Pedagógico e na prática docente.  A pesquisa descritiva, em uma primeira instância verificou-se por meio do levantamento bibliográfico fazer uma breve contextualização, reconhecendo a importância da Educação Ambiental no processo educativo. Ao reconhecer as dificuldades que permeiam a articulação entre a teoria e a prática, verificou-se a importância da atuação de professores comprometidos com a formação integral do educando de forma que ele possa interagir com competência no meio ambiente.  Tendo por base essa prerrogativa, esse trabalho foi sendo vislumbrada a realidade, sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Formal, fomentando, a preocupação com o desenvolvimento crítico-reflexivo do educando, e com o engajamento dos profissionais da educação na promoção ações que proporcionem a preservação do meio ambiente, a emancipação humana e a formação de um cidadão consciente de sua ação no mundo.

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Biografia do Autor

Douglas Grzebieluka, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Licenciatura em Geografia UEPG/2014. Especialização em Educação Ambiental IBEPEX/2006. Mestre em Gestão do Território UEPG/2010. Especilista em Gestão Pública UEPG/2014. Professor da Rede Estadual do Paraná participante da Turma PDE/2014 (Programa de Desenvolvimento Educacional).

Jocieli Aparecida Silva, Faculdade Sagrada Família, Ponta Grossa, PR

Graduada em Pedagogia FASF/2014.

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Publicado

2015-08-06

Como Citar

Grzebieluka, D., & Silva, J. A. (2015). Educação ambiental na escola: do Projeto Político Pedagógico a prática docente. Revista Monografias Ambientais, 14(3), 76–101. https://doi.org/10.5902/2236130818693

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

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