Educação ambiental na escola: do Projeto Político Pedagógico a prática docente

Autores/as

  • Douglas Grzebieluka Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR
  • Jocieli Aparecida Silva Faculdade Sagrada Família, Ponta Grossa, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818693

Palabras clave:

Educação ambiental, Educação formal e projeto político pedagógico

Resumen

O presente trabalho propõe-se a fortalecer o processo reflexivo acerca da Educação Ambiental no âmbito escolar e sua abrangência no Projeto Político Pedagógico e na prática docente.  A pesquisa descritiva, em uma primeira instância verificou-se por meio do levantamento bibliográfico fazer uma breve contextualização, reconhecendo a importância da Educação Ambiental no processo educativo. Ao reconhecer as dificuldades que permeiam a articulação entre a teoria e a prática, verificou-se a importância da atuação de professores comprometidos com a formação integral do educando de forma que ele possa interagir com competência no meio ambiente.  Tendo por base essa prerrogativa, esse trabalho foi sendo vislumbrada a realidade, sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Formal, fomentando, a preocupação com o desenvolvimento crítico-reflexivo do educando, e com o engajamento dos profissionais da educação na promoção ações que proporcionem a preservação do meio ambiente, a emancipação humana e a formação de um cidadão consciente de sua ação no mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Douglas Grzebieluka, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Licenciatura em Geografia UEPG/2014. Especialização em Educação Ambiental IBEPEX/2006. Mestre em Gestão do Território UEPG/2010. Especilista em Gestão Pública UEPG/2014. Professor da Rede Estadual do Paraná participante da Turma PDE/2014 (Programa de Desenvolvimento Educacional).

Jocieli Aparecida Silva, Faculdade Sagrada Família, Ponta Grossa, PR

Graduada em Pedagogia FASF/2014.

Citas

ALVES, J. M. Organização, gestão e projecto das escolas. Porto, Edições Asa, 1992.

BOGDAN, R. & BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Editora Porto, 1994.

BRANDÃO, C. R. O que é Educação. São Paulo:Brasiliense, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 198.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2006 v.l; il.

CAMARGO, J. S. Interação Professor - Aluno: A Escola como Espaço Interativo. In: MARTINS J.B.(org) Na Perspectiva de Vigotsky. São Paulo: Quebra Nozes/Londrina:1999.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

DEMO, P. Educação e Qualidade. Campinas: Papirus,1994.

GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 28/8 a 2/9/94.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso um embate? 4a ed. Campinas: Papirus, 2001.

GUIMARÃES, M. A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL/NÃO-FORMAL.In: INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L’ENFANT (IDE) Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution?SUISSE,18 a 22 de outubro de 2005

GUIMARÃES, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

JACOBI,P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. In: Cadernos de Pesquisa. USP, São Paulo: n°118. p. 189-205,2003.

LIBÂNEO,J.C. Pedagogia e Pedagogos , para quê? São Paulo: Cortez, 2005.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. "Questão ambiental e educação: contribuições para o debate". Ambiente & Sociedade, NEPAM/UNICAMP, Campinas, ano II, nº 5, 135-153, 1999.

LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez,2004.

LUCKESI,C.C. Avaliação da Aprendizagem...mais uma vez. In: Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. 2005.

MEDINA, N. M.; SANTOS, E. da C. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

MEYER, M. A. A. Ecologia faz parte do espaço cotidiano. AMAE EDUCANDO. Belo Horizonte, n.225, p.13-20, 1992.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). A pesquisa social: teoria, método e criatividade. 9 ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1998. p. 9-29.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

POLLI, A. e SIGNORINI, T. A inserção da Educação Ambiental na prática pedagógica. In:Revista Ambiente & Educação .V 17, Nº 2,RIO GRANDE :2012

PAROLIN, Isabel. Limites-respeito e superação. Curitiba: Expoente, 2012.

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. In: Educação e Pesquisa. vol.31, no.2, São Paulo, May/Aug. 2005. * Traduzido do original L'éducation relative à l'environnement: possibilités et contraintes, Connexion (Revista de Educação Científica, Tecnológica e Ambiental da UNESCO), v. XXVII, n. 1-2, p. 1-4, 2002. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira.

SILVA,M.L. A Escola Bosque e suas Estruturas Educadoras- uma casa de educação ambiental. In Vamos cuidar do Brasil : conceitos e práticas em educação ambiental na escola /Coordenação: Soraia Silva de Mello, Rachel Trajber]. – Brasília:Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente,Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, São Paulo. Papirus 1995 – (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).

VEIGA, I. P.A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico: educação superior. Campinas, SP; Papirus, 1998.

VELOSO, C. Literatura comparada. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

ZAKRZEVSKI, S. B. Por uma educação ambiental crítica e emancipatória In: REBEA. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília: REBEA, 2004. p. 79-86.

Publicado

2015-08-06

Cómo citar

Grzebieluka, D., & Silva, J. A. (2015). Educação ambiental na escola: do Projeto Político Pedagógico a prática docente. Revista Monografias Ambientais, 14(3), 76–101. https://doi.org/10.5902/2236130818693

Número

Sección

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

Artículos más leídos del mismo autor/a