A educação ambiental na teoria educativa Freireana

Autores/as

  • Claudete da Cruz Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Cláudia Battestin Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Gomercindo Ghiggi Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810983

Palabras clave:

Meio ambiente, Educação, Ética, Paulo Freire

Resumen

O presente artigo tem objetivo de apresentar contribuições da teoria educativa freireana para pensar o processo de formação de professores e a prática da transversalidade no âmbito da educação ambiental. Para tanto tem como referencial teórico, a teoria educativa de Paulo Freire, embora ele não tenha escrito diretamente sobre a temática, educação ambiental, é possível identificar na sua obra elementos que servem como instrumentos conceituais para pensar a educação  ambiental numa perspectiva crítica na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudete da Cruz, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Licenciada em Geografia pela UNOESC. Especialista em Educação Ambiental pela UFSM. Mestre em Geografia pela UFSM. Doutoranda em Educação pela UFPel. Integrante do Núcleo de Estudos  Diálogos com Paulo Freire.

Cláudia Battestin, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Licenciada em Filosofia pela UNOCHAPECÓ. Especialista em Educação Ambiental pela UFSM. Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante Núcleo de Estudo Diálogos com Paulo Freire.

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutor em Educação pela UFRGS (2000). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenador do grupo de estudos Leituras de Paulo Freire. Participa do Grupo de Pesquisa - Filosofia, Educação e Práxis Social e da Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação do PPGE da UFPel.

Citas

ARAÚJO, Ulisses F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998.

FREIRE, Paulo. A sombra desta Mangueira. 8 ed. São Paulo: Olho d´Água, 2006.

_______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

_______. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, 30 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

_______. Pedagogia do Oprimido. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1988.

GEORGEN, Pedro. Pós-modernidade, ética e educação: polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores associados, 2001.

GUTIÉRREZ, Francisco e PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Instituto Paulo Freire: Cortez, 2002.

GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In ALVES N. & GARCIA, R. L. (Orgs). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

Publicado

2014-03-14

Cómo citar

Cruz, C. da, Battestin, C., & Ghiggi, G. (2014). A educação ambiental na teoria educativa Freireana. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3055–3060. https://doi.org/10.5902/2236130810983

Número

Sección

ARTIGOS