Reutilização de águas residuárias

Autores

  • Nathália Leal Carvalho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Paulo Hentz Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS
  • Josemar Marques Silva Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS
  • Afonso Lopes Barcellos Universidade do Norte do Paraná, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130812585

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Conservação de recursos hídricos, Reuso de água, Água pluvial, Água cinza

Resumo

Tendo em vista que a água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos tem sido o foco de estudos, por órgãos conservacionistas que buscam alternativas para uma melhor utilização dos recursos naturais. As tecnologias de aproveitamento de água são soluções sustentáveis e contribuem para uso racional da água, proporcionando a conservação dos recursos hídricos para as futuras gerações. O aumento contínuo da população mundial é responsável pela crescente escassez de água natural, bem como a disposição inadequada de efluentes líquidos, a heterogeneidade na distribuição de água e falta de cuidado na sua utilização. Portanto, é urgente implementar o uso racional da água e a preservação das fontes de água, abrangendo os mecanismos, tais como políticas efetivas para os recursos hídricos e seu uso adequado adoção obrigatória do uso da água adequada, tratamento de esgoto doméstico e industrial, e práticas de reutilização. O estudo apresenta um levantamento sobre a conceituação de “reuso de água”, faz uma análise desta prática, e descreve algumas tecnologias de sistemas de tratamento que propiciam a recirculação do efluente, citando suas etapas, processos utilizados, vantagens e desvantagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Leal Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheira Agronoma UFSM. Especialista em Mkt e Agribusiness. Mestre em Agronomia - Produção Vegetal - UFSM. Doutoranda em Agronomia - Produção Vegetal - UPF

Paulo Hentz, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Licenciado em Ciências agrícolas, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UPF.

Josemar Marques Silva, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Engenheiro Civil mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente, UPF.

Afonso Lopes Barcellos, Universidade do Norte do Paraná, PR

Acadêmico do curso de Ciências Contábeis.

Referências

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15527 dispõe: Água de chuva, Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis. 2007.

ANA - Agência Nacional de Águas. Disponível em: www.ana.gov.br. Acesso em: 7 de outubro de

AQUASTOCK – Água da Chuva. Sistema de Reaproveitamento da Água da Chuva. Disponível em: http://www.engeplasonline.com.br. Acesso em: 7 de outubro de 2012.

BARROS, J.G. Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. Implementação do uso das águas subterrâneas. Brasília: MMA/SRH/OEA. 171 p. 2000.

BENASSI, S., Projeto de Lei nº 664/2007 Reutilização da água nas garagens de empresas de ônibus. Câmara Municipal de Campinas 2007.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. 2007. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em: 7 de outubro de 2012.

______. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n. 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 mar. 2005.

CBCS. Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. São Paulo, SP. Disponível em: http://cbcs.org.br. Acesso em: 7 de outubro de 2012.

CETESB. Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. São Paulo, SP. Disponível em: http://cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 7 de outubro de 2012.

CORSAN. Companhia de Riograndense de Saneamento Básico. Disponível em: www.corsan.com.br. Acesso em: 7 de outubro de 2012.

____. Sistema de Controle Operacional-SCO/CORSAN. Disponível em: www.corsan.com.br. Acesso em: 7 de outubro de 2012.

DORIGON, E.B.; TASSARO, P. Caracterização dos efluentes da lavação automotiva em postos de atividade exclusiva na região AMAI – Oeste catarinense. Unoesc & Ciência – ACBS, Joaçaba, v. 1, n. 1, p. 13-22, jan./jun. 2010.

HOLT P. JAMES E. Wastewater reuse in the Urban Environment: selection of technologies. Landcom’s WSUD strategy (2003). Armineh Mardirossian, Group Manager, Corporate Responsibility. Sidney, Austrália. 2006. 80 p.

MORELLI, E. B. Reúso de água na lavagem de veículos. Dissertação (Mestrado em Engenharia)– Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-29072005-140604/. Acesso em: 7 de outubro de 2007.

NUNES, J.A. Tratamento Biológico de Águas Residuárias. Tratamento de água, 2ª edição. 265 p. 2010.

BARROS, J.G. Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. Implementação do uso das águas subterrâneas. Brasília: MMA/SRH/OEA, 2000, 171 p.

RAMOS, G.P. O reaproveitamento de água em empresas de ônibus. Trabalho de conclusão (Gestão Ambiental) - Universidade Candido Mendes, Niterói, 2010.

SABESP. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. São Paulo, SP. Disponível em: http://sabesp.com.br. Acesso em: 7 de outubro de 2012.

SANTOS, H. F. Critérios de Qualidade da Água para Reuso. Revista DAE 174, Dez 1993.

TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. Navegar Editora, São Paulo, 2005, 2ª ed., 180p. ISBN 85-87678-23-x, 2005.

Downloads

Publicado

2014-03-14

Como Citar

Carvalho, N. L., Hentz, P., Silva, J. M., & Barcellos, A. L. (2014). Reutilização de águas residuárias. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3164–3171. https://doi.org/10.5902/2236130812585

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)