VAMOS CUIDAR DO BRASIL – O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Eliana Aparecida Cadoná, Luciane Sippert, Divanilde Guerra, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Mastrângello Enivar Lanzanova

Resumo


A Educação Ambiental é, na atualidade, o maior desafio das escolas e de seus professores, pois, a cada dia que passa, inúmeras discussões surgem em torno desta temática. É perceptível a necessidade desta inserção, pois as mudanças climáticas e ambientais que estamos presenciando são atribuídas, quase que de forma exclusiva, à ação antrópica. O presente trabalho tem como objetivo avaliar e apresentar um relato da experiência de trabalho realizada com uma turma de alunos das séries finais do Ensino Fundamental acerca da problemática do ambientalmente correto, utilizando, como ferramenta, o material didático disponível pelo governo federal. Trata-se de uma pesquisa-ação. Os resultados preliminares demonstram algumas mudanças observadas com relação ao uso da água com maior racionalidade, à necessidade de sensibilizar aos pais acerca do uso irracional de agrotóxicos e à utilização da água para a veiculação destes produtos, sobre a necessidade de manutenção e ampliação das matas. Conclui-se, assim, que este material tem sido significativo para a iniciação da Educação Ambiental, tem proporcionado grandes momentos de interação e de reflexão, além de apresentar diferentes maneiras de ensinar os conteúdos propostos, fazendo com que os alunos sejam os sujeitos ativos da construção de sua aprendizagem.


Palavras-chave


Educação Básica, poluição, recursos naturais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130818729

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.