Vamos cuidar do Brasil – o desafio da educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental

Autores

  • Eliana Aparecida Cadoná Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS
  • Luciane Sippert Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS
  • Divanilde Guerra Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS
  • Robson Evaldo Gehlen Bohrer Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS
  • Mastrângello Enivar Lanzanova Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818814

Palavras-chave:

Educação básica, Poluição, Recursos naturais

Resumo

A Educação Ambiental é, na atualidade, o maior desafio das escolas e de seus professores, pois, a cada dia que passa, inúmeras discussões surgem em torno desta temática. É perceptível a necessidade desta inserção, pois as mudanças climáticas e ambientais que estamos presenciando são atribuídas, quase que de forma exclusiva, à ação antrópica. O presente trabalho tem como objetivo avaliar e apresentar um relato da experiência de trabalho realizada com uma turma de alunos das séries finais do Ensino Fundamental acerca da problemática do ambientalmente correto, utilizando, como ferramenta, o material didático disponível pelo governo federal. Trata-se de uma pesquisa-ação. Os resultados preliminares demonstram algumas mudanças observadas com relação ao uso da água com maior racionalidade, à necessidade de sensibilizar aos pais acerca do uso irracional de agrotóxicos e à utilização da água para a veiculação destes produtos, sobre a necessidade de manutenção e ampliação das matas. Conclui-se, assim, que este material tem sido significativo para a iniciação da Educação Ambiental, tem proporcionado grandes momentos de interação e de reflexão, além de apresentar diferentes maneiras de ensinar os conteúdos propostos, fazendo com que os alunos sejam os sujeitos ativos da construção de sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Aparecida Cadoná, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela UNIJUÍ. Especialista em Segurança Alimentar e Agroecologia pela UERGS, em Gestão Educacional pela UFSM e em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela UNINTER.

Luciane Sippert, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação nas Ciências, área de Letras, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Divanilde Guerra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Possui graduação em Agronomia. Mestrado em Fitotecnia na área de concentração Plantas de lavoura. Doutorado em Fitotecnia, com ênfase em Melhoramento e Biotecnologia Vegetal.

Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestre em Tecnologia Ambiental - UNISC.

Mastrângello Enivar Lanzanova, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Ciência do Solo pela UFSM e Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFSM.

Referências

RESENDE, Á. V. de. Agricultura e qualidade da água: contaminação da água por nitrato. Documentos Embrapa Cerrados, Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2002, 29 p.

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p.317-322, maio/ago, 2005.

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Cadoná, E. A., Sippert, L., Guerra, D., Bohrer, R. E. G., & Lanzanova, M. E. (2015). Vamos cuidar do Brasil – o desafio da educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental. Revista Monografias Ambientais, 14, 117–119. https://doi.org/10.5902/2236130818814

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)