Festas rurais: mídia, dimensão festiva e impacto social em duas pequenas comunidades do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130816935

Palavras-chave:

Festas comunitárias, Meio midiático, Produtor rural

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar ambas as festividades rurais que ocorrem nos municípios de São Sepé e Caiçara/RS, dando um enfoque nos meios midiáticos utilizados e a dimensão que estas festas trazem para as regiões. As festas da comunidade que se estabelecem nestes contextos revelam, por exemplo, uma modalidade de mutirão que permanece viva, evidenciando a organização da comunidade. A respeito da refeição festiva é a qualidade da comida servida com capricho e de maneira farta, que exprimirá a consideração para com os convidados. A comida é um elemento que congrega, na medida em que a festa enseja o comer e o beber, apresentando-se, desse modo, o caráter socializante da comida. Estas festas comunitárias envolvem períodos de preparação anteriores, em que os membros das diretorias da comunidade reúnem-se – desse processo fazem também parte os cônjuges e muitas vezes as (os) filhas (os). A participação na preparação da festa não se constitui em uma atividade remunerada, todos os produtores rurais trabalham gratuitamente, pela comunidade. Tendo como objetivo alcançar as metas da festa, seja como papel de divulgação como é o caso dos dois eventos analisados, ou de lucro local somente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana Georgin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Formada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Cibele Bolzan Scherer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Médica Veterinária formada na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural pela mesma Universidade.

Referências

BEZERRA, Amélia Cristina Alves. Festa e cidade: entrelaçamentos e proximidades. In: Espaço e cultura, UERJ, RJ, n. 23, p. 7-18, jan./jun. de 2008.

CAMPANHOLA, C.; GRAZIANO DA SILVA, J. Panorama do turismo no espaço rural brasileiro: nova oportunidade para o pequeno agricultor. Disponível em Acesso em 20 out 2008. s/p.

CARVALHO, J. A. de S. (org). Festas rurais. Londrina, 2008. Trabalho não-publicado.

CESCA, Cleuza Gertrude Gimenes. Organização de eventos. São Paulo: Summus, 1997.

FERREIRA, M. N. Comunicação, resistência e cidadania: as festas populares. In: Comunicação e Política, v. 24, n. 2, p. 61-71, 2006.

HENRIQUES, M. S. (org). Comunicação e Estratégia de Mobilização Social. Gênesis- Fundação Educacional e Cultural. Gráfica e Editora Dom Bosco. Belo Horizonte, MG. 2009.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Censo Demigráfico 2012. Acesso em 13 de janeiro 2015. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/index.php.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Censo Demográfico 2010. Acesso em 24 de janeiro de 2015. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=431960&idtema=90search=rio-grande-so-sul|sao-sepe|censo-demografico-2010:-resultados-da-amostra-caracteristicas-da-populaçao

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

MAFRA, R. Entre o espetáculo, a festa e a argumentação: mídia, comunicação estratégica e mobilização social. Belo Horizonte. Autêntica, 192p. 2006.

SANTOS, K. C. O. Estudos dos conceitos fundamentais da teoria da mídia de Harry pross: uma teoria dos multi meios. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2009.

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Georgin, J., & Scherer, C. B. (2015). Festas rurais: mídia, dimensão festiva e impacto social em duas pequenas comunidades do Rio Grande do Sul. Revista Monografias Ambientais, 14(1), 115–122. https://doi.org/10.5902/2236130816935

Edição

Seção

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)