ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DO PERFIL DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DO SHOPPING INDEPENDÊNCIA DE SANTA MARIA-RS

Jéferson Réus da Silva Schulz, Bruna Tadielo Zajonz, Marta Fenner, Andrea Cristina Dörr

Resumo


O microempreendedor individual é aquele que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Observa-se que essa categoria vem crescendo constantemente no Brasil à medida que se abrem novas oportunidades para o empreendimento autônomo. O objetivo deste artigo é analisar o perfil socioeconômico dos microempreendedores individuais do Shopping Independência de Santa Maria-RS após a implantação do MEI. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseia-se na coleta de dados primários por meio da aplicação de formulários junto aos lojistas no período de 04 a 09 de novembro de 2013. Os resultados indicam que a maioria dos entrevistados é alfabetizada, possui idade de 15 a 69 anos e escolaridade básica completa. Os dados revelam que a qualidade de vida dos indivíduos melhorou mesmo que suas receitas tenham diminuído e que existe uma considerável divergência de opinião acerca das vantagens e desvantagens de sua transferência para o shopping. Conclui-se que apesar da melhora em seu bem estar social, os microempreendedores reivindicam por mais atenção ao seu estabelecimento de trabalho por parte da prefeitura municipal, cobrando desta maior divulgação do shopping no intuito de aumentar suas vendas.

Palavras-chave


Microempreendedor Individual; Economia Informal; Shopping Independência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130815032

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.