Cálculo de índice orçamentário das instalações hidráulicas de uma construção, em função da área construída e do INCC

Autores

  • Denise Silva Alves Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS
  • Tânia Cristina Macena Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS
  • Marcelo Tsuyoshi Haraguchi Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS
  • Fernando Ernesto Ucker Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS
  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS
  • Wilian Fernando Borba Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814055

Palavras-chave:

Orçamento, Planilha Orçamentária, Custo, Índice, Instalações Hidráulicas

Resumo

O Orçamento pode ser definido como a previsão do custo de uma obra (insumos e serviços) antes de sua execução. Para elaborar um orçamento, é necessário desenvolver uma sequência de tarefas sucessivas (levantar e conhecer com profundidade o consumo de materiais em cada um dos serviços a serem realizados, a quantidade de mão de obra, a incidência das leis trabalhistas, o tempo de uso dos equipamentos, os custos financeiros decorrentes, os custos administrativos (indiretos) e a carga tributária que irá pesar sobre os serviços). Um orçamento pode resultar em duas realidades opostas, quando mal elaborado e sem critérios definidos, traz prejuízos e quando bem elaborado com os devidos critérios, garante o lucro e a sobrevivência das empresas. O trabalho apresenta o desenvolvimento de um índice, obtido a partir de uma planilha orçamentária que exprime o valor global para a execução das instalações hidráulicas de uma obra, (resultado da compatibilização entre planilha de levantamento de quantitativo e planilha de custo unitário) em relação à sua área de construção. O empreendimento considerado é destinado ao uso comercial, possui 03 pavimentos e 4 (quatro) salas destinadas à locação. O índice de atualização será o INCC – Índice Nacional de Custo da Construção Civil, com data base no mês de Junho de 2012. Esse índice torna possível a obtenção de um valor próximo do real por estimar os custos de instalação hidráulica de um empreendimento similar, minimizando o tempo de execução de um orçamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Silva Alves, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Laboratório de Planejamento e Monitoramento Ambiental – LPMA/UFSM, Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, Frederico Westphalen, Brasil.

Tânia Cristina Macena, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Laboratório de Planejamento e Monitoramento Ambiental – LPMA/UFSM, Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, Frederico Westphalen, Brasil.

Marcelo Tsuyoshi Haraguchi, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Laboratório de Planejamento e Monitoramento Ambiental – LPMA/UFSM, Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, Frederico Westphalen, Brasil.

Fernando Ernesto Ucker, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Laboratório de Planejamento e Monitoramento Ambiental – LPMA/UFSM, Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, Frederico Westphalen, Brasil.

Pedro Daniel da Cunha Kemerich, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CES

Wilian Fernando Borba, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Técnico em Agropecuária, Aluno de Graduação do Curso de Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil.

Referências

AGÊNCIA GOIANA DE TRANSPORTES E OBRAS (AGETOP). Critérios e Normas para Orçamento de Obras Civis Utilizados pela Agetop. Goiânia, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12721: Avaliação de Custos Unitários e Preparo de Orçamento de Construção para Incorporação de Edifício em Condomínio. Rio de Janeiro, 1999.

CORDEIRO, F. R. F. S. Orçamento e Controle de Custos na Construção Civil. Belo Horizonte, 2007, Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia UFMG.

LOPES, C. O; LIBRELOTTO, I. L; AVILA, A. V. Orçamento de Obras – Construção Civil. Santa Catarina, 2003.

MINICHIELLO, M. O. Qualidade no Orçamento do Custo Direto de Produção na Construção Civil. Florianópolis, 2007. Monografia apresentada ao Curso de Tecnologia em Gerenciamento de Obras de Edificações centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – Unidade Florianópolis.

MORETHSON, F. S. Orçamento e custos da construção. São Paulo: Hermus, 1999.

MORIEL, E. RODRIGUES, C, A. Métodos orientativos para a utilização de índices de produtividade variável durante o processo de elaboração de orçamentos na construção civil. Barretos, 2008.

OTERO, J. A. Uso de Modelos Paramétricos em Estimativas de Custo para Construções de Edifícios. Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.

VALENTINI, J. Metodologia para Elaboração de Orçamentos de Obras Civis. Monografia apresentada ao curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia UFMG. Belo Horizonte, 2009.

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

Alves, D. S., Macena, T. C., Haraguchi, M. T., Ucker, F. E., Kemerich, P. D. da C., & Borba, W. F. (2014). Cálculo de índice orçamentário das instalações hidráulicas de uma construção, em função da área construída e do INCC. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3718–3722. https://doi.org/10.5902/2236130814055

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>