Estudo de caso para a viabilidade de implementação de sistema de tratamento de esgoto compacto na região metropolitana de Goiânia

Autores

  • Marcelo Tsuyoshi Haraguchi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Fernando Ernesto Ucker Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO
  • Rodrigo Kronhardt Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Thiago Ferrari Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810964

Palavras-chave:

Biofiltro aerado submerso, ETE compacta, Reator UASB

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em avaliar a viabilidade de um sistema de ETE compacta em detrimento de um sistema convencional de estações de tratamento de esgoto já consolidado no país no tratamento de esgoto sanitário, considerando seu custo, eficiência e demanda espacial. Os sistemas comparados nesta análise são: ETE Goianira, sistema convencional; ETE Campos Dourados, sistema compacto. A estação Campos Dourados não alcançou a eficiência do sistema convencional, porém os resultados estão em conformidade com o que estabelece a legislação ambiental. A ETE compacta apresenta maior custo de implantação e manutenção, mas a diferença não a torna inviável devido ao retorno na ocupação de espaço, que é substancialmente favorável comparado com o sistema convencional de lagoas de estabilização da ETE Goianira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Daniel da Cunha Kemerich, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano -UNIFRA (2005). Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2008), Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009) e é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

FUNASA. Saneamento para promoção da saúde. [S.l.], 2011. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/internet/SanPromSau.asp. Acesso em: 29 abril 2011.

IBGE. Pesquisa nacional de saneamento básico: Tabela 46 - Distritos, total e sem rede coletora de

esgoto, por principal solução alternativa, segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas e Municípios das Capitais. [S.l.], 2000. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/esgotamento_sanitario/esg_sanitario46.shtm. Acesso em: 13 maio 2011.

SANEAGO. O esgoto em Goiânia. [S.l.], 2004. Disponível em: http://www.saneago.com.br/novasan/index.php?id=esgoto6&tit=esgoto. Acesso em: 29 abril 2011.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Como Citar

Haraguchi, M. T., Ucker, F. E., Kronhardt, R., Ferrari, T., & Kemerich, P. D. da C. (2014). Estudo de caso para a viabilidade de implementação de sistema de tratamento de esgoto compacto na região metropolitana de Goiânia. Revista Monografias Ambientais, 13(1), 2967–2973. https://doi.org/10.5902/2236130810964

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>