COOPERATIVISMO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COOPERATIVA DE OVINOCULTORES DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS

Autores

  • Jaqueline Carla Guse Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andréa Cristina Dörr Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marivane Vestena Rossato Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luiz Antônio Rossi de Freitas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708730

Palavras-chave:

Cooperativismo, Desenvolvimento Regional, Ovinocultura.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223611708730

O cooperativismo assim como o associativismo são formas alternativas de trabalhar em conjunto visando atingir um bom resultado financeiro e organizacional para todos os indivíduos envolvidos. A Cooperativa de Ovinos de Santiago (Cooperovinos) surgiu com o propósito de conseguir melhores mercados para a comercialização da produção ovina do município de Santiago. Assim, o presente trabalho busca estudar a situação socioeconômica da Cooperativa de Ovinos do município de Santiago dentro da perspectiva dos benefícios trazidos para os produtores envolvidos. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste na aplicação de estudo de caso. Os resultados mostram que a Cooperovinos trabalha com o objetivo de encurtar distâncias entre o produtor e o mercado, trazendo maior rentabilidade aos produtores envolvidos. Conclui-se que o principal benefício gerado aos produtores de ovinos é o pagamento de um preço superior aos produtos se comparado com o valor de mercado, o acesso a canais de comercialização mais sofisticados e a agregação de valor ao produto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Carla Guse, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do Curso de Ciências Econtábeis da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Andréa Cristina Dörr, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) , mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Economia na Universidade de Hannover, Alemanha (2009). Realizou estágio na Organizações das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria em 2008. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em agronegócio, cadeias agroindustriais, comércio internacional e programas de certificação. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas, Professora Permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e do Programa de Pós-Graduação em Economia & Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria-RS e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Agronegócios.

Marivane Vestena Rossato, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é docente colaboradora da Universidade Federal de Santa Maria e projessor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade ambiental, responsabilidade social, contabilidade, custos e icms ecológico

Luiz Antônio Rossi de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), Especialização em Cooperativismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Finanças de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade I, Projetos de Investimentos, Praticas Contábeis na Atividade Rural, Finanças Empresariais, Custos, Planejamento Estratégico e Mercado de Capitais

Referências

BOFILL, F. J. A reestruturação da ovinocultura gaúcha. Guaíba: Livraria e Editora Agropecuária, 1996. 137p.

CALLADO, A. A. C. Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2005. 142p.

CALVETE, R.; VILLWOCK, L. H. Perfil da ovinocultura de lã e carne do Rio Grande do Sul e seus desafios para o futuro. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2007, Londrina. Anais… Londrina: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia rural, 2007.

CARVALHO, R. B. de. Potencialidades dos Mercados Para os Produtos Derivados de Ovinos e Caprinos. Fortaleza, [s.d]. Disponível em: <http://www.editora.ufla.br/Boletim/pdf/bol_53.pdf >. Acesso em: 02 fev. 2012.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA, 2006. Disponível em:

Acesso em: 28 nov. 2012.

FAO. Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Estatísticas FAO, 2007. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2012.

GECOMP. Análise econômica da ovinocultura no Distrito Federal. Brasília: Grupo de Estudos sobre a Competitividade e Sustentabilidade do Agronegócio. UnB, 2004. 83p. (Relatório final de pesquisa).

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2008. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 05 mai. 2012.

LAZZARINI, S. G. Estudo de caso para fins de pesquisa: aplicabilidade e aplicações do método. In: FARINA, M. M. Q. (Coord.). Estudos de caso em agribusiness. São Paulo: Pioneira, 1997. p. 9-23.

OLIVEIRA, C. A de. Avaliação da atividade antioxidante do extrato de erva-cidreira-de-arbusto (Lippia Alba (Mill) NE Brown) em embutido cozido a base de carne ovina de corte. 2011. 119f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pósgraduação em Ciência e Tecnologia dos alimentos, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, 2011.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Como Citar

Guse, J. C., Dörr, A. C., Rossato, M. V., & Freitas, L. A. R. de. (2013). COOPERATIVISMO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COOPERATIVA DE OVINOCULTORES DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 11(11), 2313–2320. https://doi.org/10.5902/223611708730

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>