COOPERATIVISMO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COOPERATIVA DE OVINOCULTORES DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708730Palavras-chave:
Cooperativismo, Desenvolvimento Regional, Ovinocultura.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223611708730
O cooperativismo assim como o associativismo são formas alternativas de trabalhar em conjunto visando atingir um bom resultado financeiro e organizacional para todos os indivíduos envolvidos. A Cooperativa de Ovinos de Santiago (Cooperovinos) surgiu com o propósito de conseguir melhores mercados para a comercialização da produção ovina do município de Santiago. Assim, o presente trabalho busca estudar a situação socioeconômica da Cooperativa de Ovinos do município de Santiago dentro da perspectiva dos benefícios trazidos para os produtores envolvidos. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste na aplicação de estudo de caso. Os resultados mostram que a Cooperovinos trabalha com o objetivo de encurtar distâncias entre o produtor e o mercado, trazendo maior rentabilidade aos produtores envolvidos. Conclui-se que o principal benefício gerado aos produtores de ovinos é o pagamento de um preço superior aos produtos se comparado com o valor de mercado, o acesso a canais de comercialização mais sofisticados e a agregação de valor ao produto.
Downloads
Referências
BOFILL, F. J. A reestruturação da ovinocultura gaúcha. Guaíba: Livraria e Editora Agropecuária, 1996. 137p.
CALLADO, A. A. C. Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2005. 142p.
CALVETE, R.; VILLWOCK, L. H. Perfil da ovinocultura de lã e carne do Rio Grande do Sul e seus desafios para o futuro. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2007, Londrina. Anais… Londrina: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia rural, 2007.
CARVALHO, R. B. de. Potencialidades dos Mercados Para os Produtos Derivados de Ovinos e Caprinos. Fortaleza, [s.d]. Disponível em: <http://www.editora.ufla.br/Boletim/pdf/bol_53.pdf >. Acesso em: 02 fev. 2012.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA, 2006. Disponível em:
Acesso em: 28 nov. 2012.
FAO. Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Estatísticas FAO, 2007. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2012.
GECOMP. Análise econômica da ovinocultura no Distrito Federal. Brasília: Grupo de Estudos sobre a Competitividade e Sustentabilidade do Agronegócio. UnB, 2004. 83p. (Relatório final de pesquisa).
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2008. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 05 mai. 2012.
LAZZARINI, S. G. Estudo de caso para fins de pesquisa: aplicabilidade e aplicações do método. In: FARINA, M. M. Q. (Coord.). Estudos de caso em agribusiness. São Paulo: Pioneira, 1997. p. 9-23.
OLIVEIRA, C. A de. Avaliação da atividade antioxidante do extrato de erva-cidreira-de-arbusto (Lippia Alba (Mill) NE Brown) em embutido cozido a base de carne ovina de corte. 2011. 119f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pósgraduação em Ciência e Tecnologia dos alimentos, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, 2011.