Implantação de uma horta medicinal e condimentar para uso da comunidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015546Palavras-chave:
Estudantes, Atividade educativa, Horta medicinalResumo
O presente trabalho é parte integrante de um estágio em espaços educativos. A atividade foi desenvolvida com estudantes do 4º ano de uma escola da rede básica de ensino do município de Palmeira das Missões/RS sob a orientação de três acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões/RS. Na proposta educativa foi desenvolvida uma horta medicinal e condimentar no ambiente da instituição. Tal proposta objetivou aproximar os conhecimentos sobre as espécies de plantas terapêuticas utilizadas pela comunidade escolar. A modalidade de prática desenvolvida atuou para integrar os educandos sobre a importância das plantas no seu dia a dia, permitindo-os contextualizar o tema e ampliar seus saberes sobre o assunto.
Downloads
Referências
BRASIL, 2006. Ministério da Saúde Aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e dá outras providências. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/ arquivos/pdf/Decreto_Fito.pdf. Acesso em: 20 mar. 2012.
DORIGONI, P. A. et al. Levantamento de dados sobre plantas medicinais de uso popular no município de São João do Polêsine, RS, Brasil. I – Relação entre enfermidade e espécies utilizadas. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v.4, n.1, p. 69-79, 2001.
LORENZI, H.; MATOS, F.J.A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002. 512p
KUREK, M.; BUTZKE, C. M. F. Alimentação escolar saudável para educandos da educação infantil e ensino fundamental. Revista de Divulgação Técnico-Científica do ICPG. Santa Catarina, v. 3, n. 9, p. 139-144, 2006.
MARTINS, E. R.; CASTRO, D. M.; CASTELLANI, D. C.; DIAS, J. E. Plantas Medicinais. Viçosa: Ed. Imprensa Universitária, 1994. p. 220
NEVES, J. D. S.; SILVA, C. G.; BARROS, R. P. Experiência de Gestão e Educação Ambiental no projeto Farmácia Viva em duas Escolas. In: Anais... 1º SIMAGA – Simpósio Alagoano de Gestão Ambiental, Arapiraca-AL, Brasil, 2010. UNEAL/CAMPUS I, p. 21-30. CD ROM ISSN 2177-7268.
OLIVEIRA, G.N. O projeto terapêutico e a mudança nos modos de produzir saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.
PASA, M. C.; SOARES, J. J.; Neto, G. G. Estudo etnobotânico na comunidade de Conceição-Açu (alto da bacia do rio Aricá Açu, MT, Brasil). Acta bot. bras. 19(2): 195-207, 2005.
PASA, M. C. Saber local e medicina popular: a etnobotânica em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Universidade Federal de Mato Grosso. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas, Belém, v. 6, n. 1, p. 179-196, 2011.
PIRES, M. J. P. Aspectos históricos dos recursos genéticos de plantas medicinais. Rodriguésia, Rio de Janeiro, jun. 1984.
PIRES, S. S.; LIMA, R. A.; BRAGA, A. G. S. Horta medicinal escolar: um recurso didático para o ensino-aprendizagem de Botânica. 64º Congresso Nacional de Botânica. Belo Horizonte, 2013.
SILVEIRA, A. P.; FARIAS C. C. Estudo etnobotânico na educação básica. Tubarão: POIÉS IS, 2009.
PEREIRA, M. C.; DEFANI, M. A. Plantas Medicinais: Modificando Conceitos. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigomarlica ndidopereira.pdf. Acesso em: 20 maio de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.