Implantação de uma horta medicinal e condimentar para uso da comunidade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015546

Palavras-chave:

Estudantes, Atividade educativa, Horta medicinal

Resumo

O presente trabalho é parte integrante de um estágio em espaços educativos. A atividade foi desenvolvida com estudantes do 4º ano de uma escola da rede básica de ensino do município de Palmeira das Missões/RS sob a orientação de três acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões/RS. Na proposta educativa foi desenvolvida uma horta medicinal e condimentar no ambiente da instituição. Tal proposta objetivou aproximar os conhecimentos sobre as espécies de plantas terapêuticas utilizadas pela comunidade escolar. A modalidade de prática desenvolvida atuou para integrar os educandos sobre a importância das plantas no seu dia a dia, permitindo-os contextualizar o tema e ampliar seus saberes sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane Rafael Theisen, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor de Biologia do Estado do Rio Grande do Sul. Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM 2017) e Especialização em Mídias na Educação (UFSM 2018) e Gestão Educacional (UFSM 2021). É integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI), cursa Doutorado em Educação - Linha de Pesquisa 3: Educação Especial, inclusão e diferença. Atuando nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Tecnologias na Educação, Inclusão Educacional.

Referências

BRASIL, 2006. Ministério da Saúde Aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e dá outras providências. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/ arquivos/pdf/Decreto_Fito.pdf. Acesso em: 20 mar. 2012.

DORIGONI, P. A. et al. Levantamento de dados sobre plantas medicinais de uso popular no município de São João do Polêsine, RS, Brasil. I – Relação entre enfermidade e espécies utilizadas. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v.4, n.1, p. 69-79, 2001.

LORENZI, H.; MATOS, F.J.A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002. 512p

KUREK, M.; BUTZKE, C. M. F. Alimentação escolar saudável para educandos da educação infantil e ensino fundamental. Revista de Divulgação Técnico-Científica do ICPG. Santa Catarina, v. 3, n. 9, p. 139-144, 2006.

MARTINS, E. R.; CASTRO, D. M.; CASTELLANI, D. C.; DIAS, J. E. Plantas Medicinais. Viçosa: Ed. Imprensa Universitária, 1994. p. 220

NEVES, J. D. S.; SILVA, C. G.; BARROS, R. P. Experiência de Gestão e Educação Ambiental no projeto Farmácia Viva em duas Escolas. In: Anais... 1º SIMAGA – Simpósio Alagoano de Gestão Ambiental, Arapiraca-AL, Brasil, 2010. UNEAL/CAMPUS I, p. 21-30. CD ROM ISSN 2177-7268.

OLIVEIRA, G.N. O projeto terapêutico e a mudança nos modos de produzir saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.

PASA, M. C.; SOARES, J. J.; Neto, G. G. Estudo etnobotânico na comunidade de Conceição-Açu (alto da bacia do rio Aricá Açu, MT, Brasil). Acta bot. bras. 19(2): 195-207, 2005.

PASA, M. C. Saber local e medicina popular: a etnobotânica em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Universidade Federal de Mato Grosso. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas, Belém, v. 6, n. 1, p. 179-196, 2011.

PIRES, M. J. P. Aspectos históricos dos recursos genéticos de plantas medicinais. Rodriguésia, Rio de Janeiro, jun. 1984.

PIRES, S. S.; LIMA, R. A.; BRAGA, A. G. S. Horta medicinal escolar: um recurso didático para o ensino-aprendizagem de Botânica. 64º Congresso Nacional de Botânica. Belo Horizonte, 2013.

SILVEIRA, A. P.; FARIAS C. C. Estudo etnobotânico na educação básica. Tubarão: POIÉS IS, 2009.

PEREIRA, M. C.; DEFANI, M. A. Plantas Medicinais: Modificando Conceitos. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigomarlica ndidopereira.pdf. Acesso em: 20 maio de 2014.

Downloads

Publicado

2015-07-27

Como Citar

Theisen, G. R., Borges, G. M., Vieira, M. F., Konflanz, T. L., Neis, F. A., & Siqueira, A. B. (2015). Implantação de uma horta medicinal e condimentar para uso da comunidade escolar. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(1), 167–171. https://doi.org/10.5902/2236117015546

Edição

Seção

EDUCAÇÃO AMBIENTAL