Análise do comportamento dos consumidores de produtos ecologicamente corretos no município de São Gabriel: o caso dos produtos orizícolas certificados com selo ambiental do IRGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117012614

Palavras-chave:

Arroz, Embalagem Ecologicamente Correta, Marketing Ambiental, Selo Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Os hábitos de vida, consumo e a produção industrial, tem se sustentado,ao longo dos anos, a partir do uso indiscriminado dos recursos ambientais,prejudicando os ecossistemas e comprometendo a qualidade ambiental. Visandominimizar estes impactos, surgiu a produção mais limpa, que busca no processoprodutivo, conservar matérias primas e energia, eliminar resíduos tóxicos eemissões de poluentes e, nos produtos, o enfoque é a redução dos impactosnegativos ao longo do seu ciclo de vida. A cadeia produtiva orizícola foi umadas pioneiras na certificação de arroz com o selo ambiental, na produção deenergia a partir da casca de arroz, e na adoção de tecnologias mais limpas. Porém,não se sabia o nível de informação dos consumidores em relação a essas práticase ao desenvolvimento de produtos certificados com o selo ambiental. Por isso,este trabalho tem como objetivo caracterizar o comportamento dos consumidoresde produtos ecologicamente corretos no município de São Gabriel (RS). Entrevistaram-se,cento e cinquenta e cinco consumidores, em cinco supermercados do município deSão Gabriel (RS). Este município possui aproximadamente 29.000 ha de arrozcultivados (IBGE, 2009) e uma propriedade rural certificada com o seloambiental do IRGA na safra 2009/2010. Os achados desta pesquisa servem para auxiliarna definição da embalagem do arroz certificado com o selo ambiental do IRGA, nasescolhas dos pontos de venda que distribuirão o produto, nas estratégias decomunicação a serem adotadas e na definição dos mercados que absorverão oproduto final certificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Rodrigues Trindade, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - São Gabriel/RS

Ana Júlia Teixeira Senna, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Gabriel

Alexandra Augusti Boligon, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa.

Ricardo Ribeiro Alves, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pamp (UNIPAMPA), campus São Gabriel (Rio Grande do Sul).

Referências

ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009.

BECHERT, M. Lavoura Arrozeira. IRGA 70 anos a serviço da lavoura arrozeira: Abertura da Colheita. Porto Alegre: Instituto Rio Grandense do Arroz. Volume 58, número 453, Maio 2010.

BERKOWITZ, E. N.; KERIN, R. A.; HARTLEY, S. W.; RUDELIUS, W. Marketing. 6ª Edição, Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003.

BERTÉ, R. Gestão socioambiental no Brasil. Edição Especial. Curitiba: Ibpex, 2009.

DEON, L. B. Lavoura Arrozeira. IRGA 70 anos a serviço da lavoura arrozeira: Constituintes do arroz. Porto Alegre: Instituto Rio Grandense do arroz. Volume 58, número 453, Maio 2010.

DIAS, R. Marketing Ambiental: Ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 1. Ed. 2007 – 3. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009.

EMBRAPA. Arroz e feijão: História do arroz. Disponível em: <http://www.cnpaf.embrapa.br/arroz/historia.htm> Acesso em: 07 set. 2010.

FAO. Rice is life: International Year of Rice, 2004. Disponível em: <http://www.fao.org/rice2004/es/aboutrice.htm>. Acesso em: 07 set 2010.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecologicamente corretos em Agricultura Sustentável. 4. Ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2009.

IBGE. Dados da Lavoura Temporária 2009 do Município de São Gabriel. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 Acesso em 02/05/2011.

IRGA. Instituto. Disponível em:<http://www.irga.rs.gov.br> Acesso em 14 ago. 2010.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 7ª Edição, Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.

KOTLER, P. Administração de Marketing: a Edição do Milênio. 10ª. ed. Prentice-Hall: São Paulo, 2000.

MEDEIROS, J. F. de; CRUZ, C. M. L. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores. Teor. e Evid. Econ. Passo Fundo v. 14 Ed. Especial p. 167-190 2006.

MILARÉ, É. Direito do Ambiente: A Gestão do ambiente em foco: doutrina, jurisprudência, glossário. Prefácio à 5. Ed. Ada Pellegrini Grinover. 5. Ed. ref., atual. e ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

PHILIPPI Jr., A; ROMÉRO, M de A; BRUNA, G. C.; editores. Curso de Gestão Ambiental. Coleção Ambiental; 1. Barueri, SP. Ed. Manole/USP, 2004.

ROSA, G. R. da. Revista Planeta ARROZ. Planta Arroz. Tá Limpo: Tecnologias mais limpas mostram que o impacto ambiental da lavoura de arroz é menor do que se pensava. Ano 10. Edição 37. Dezembro, 2009. Casa Brasil Editores Ltda. Disponível em: <http://www.planetaarroz.com.br/flip/ed32/> Acesso em: 1º set. 2010.

TULESKI, Y. M. Mix de Marketing: 4 P´s (Produto, Preço, Promoção e Praça) CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico. Atualizado em 11 maio 2009. Disponível em: <http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/mix-de-marketing-4-pas-produto-preco-promocao-e-praca.html> Acesso em 12 ago. 2010.

VIEIRA, V. A. Fazendo uma revisão nas áreas de influência no comportamento do consumidor. REAd – Edição 29 Vol. 8 No. 5, set-out 2002.

VINÍCIUS, M. Ecologia: Questões ambientais. Disponível em: <http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/ecologia/questoes_ambientais/questoes_ambientais.html> Acesso em: 05 ago. 2010.

Downloads

Publicado

2014-04-15

Como Citar

Trindade, G. R., Senna, A. J. T., Boligon, A. A., & Alves, R. R. (2014). Análise do comportamento dos consumidores de produtos ecologicamente corretos no município de São Gabriel: o caso dos produtos orizícolas certificados com selo ambiental do IRGA. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 483–503. https://doi.org/10.5902/2236117012614

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)