Análise do comportamento dos consumidores de produtos ecologicamente corretos no município de São Gabriel: o caso dos produtos orizícolas certificados com selo ambiental do IRGA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117012614Palavras-chave:
Arroz, Embalagem Ecologicamente Correta, Marketing Ambiental, Selo Ambiental, SustentabilidadeResumo
Os hábitos de vida, consumo e a produção industrial, tem se sustentado,ao longo dos anos, a partir do uso indiscriminado dos recursos ambientais,prejudicando os ecossistemas e comprometendo a qualidade ambiental. Visandominimizar estes impactos, surgiu a produção mais limpa, que busca no processoprodutivo, conservar matérias primas e energia, eliminar resíduos tóxicos eemissões de poluentes e, nos produtos, o enfoque é a redução dos impactosnegativos ao longo do seu ciclo de vida. A cadeia produtiva orizícola foi umadas pioneiras na certificação de arroz com o selo ambiental, na produção deenergia a partir da casca de arroz, e na adoção de tecnologias mais limpas. Porém,não se sabia o nível de informação dos consumidores em relação a essas práticase ao desenvolvimento de produtos certificados com o selo ambiental. Por isso,este trabalho tem como objetivo caracterizar o comportamento dos consumidoresde produtos ecologicamente corretos no município de São Gabriel (RS). Entrevistaram-se,cento e cinquenta e cinco consumidores, em cinco supermercados do município deSão Gabriel (RS). Este município possui aproximadamente 29.000 ha de arrozcultivados (IBGE, 2009) e uma propriedade rural certificada com o seloambiental do IRGA na safra 2009/2010. Os achados desta pesquisa servem para auxiliarna definição da embalagem do arroz certificado com o selo ambiental do IRGA, nasescolhas dos pontos de venda que distribuirão o produto, nas estratégias decomunicação a serem adotadas e na definição dos mercados que absorverão oproduto final certificado.
Downloads
Referências
ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009.
BECHERT, M. Lavoura Arrozeira. IRGA 70 anos a serviço da lavoura arrozeira: Abertura da Colheita. Porto Alegre: Instituto Rio Grandense do Arroz. Volume 58, número 453, Maio 2010.
BERKOWITZ, E. N.; KERIN, R. A.; HARTLEY, S. W.; RUDELIUS, W. Marketing. 6ª Edição, Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003.
BERTÉ, R. Gestão socioambiental no Brasil. Edição Especial. Curitiba: Ibpex, 2009.
DEON, L. B. Lavoura Arrozeira. IRGA 70 anos a serviço da lavoura arrozeira: Constituintes do arroz. Porto Alegre: Instituto Rio Grandense do arroz. Volume 58, número 453, Maio 2010.
DIAS, R. Marketing Ambiental: Ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 1. Ed. 2007 – 3. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009.
EMBRAPA. Arroz e feijão: História do arroz. Disponível em: <http://www.cnpaf.embrapa.br/arroz/historia.htm> Acesso em: 07 set. 2010.
FAO. Rice is life: International Year of Rice, 2004. Disponível em: <http://www.fao.org/rice2004/es/aboutrice.htm>. Acesso em: 07 set 2010.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecologicamente corretos em Agricultura Sustentável. 4. Ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2009.
IBGE. Dados da Lavoura Temporária 2009 do Município de São Gabriel. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 Acesso em 02/05/2011.
IRGA. Instituto. Disponível em:<http://www.irga.rs.gov.br> Acesso em 14 ago. 2010.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 7ª Edição, Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.
KOTLER, P. Administração de Marketing: a Edição do Milênio. 10ª. ed. Prentice-Hall: São Paulo, 2000.
MEDEIROS, J. F. de; CRUZ, C. M. L. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores. Teor. e Evid. Econ. Passo Fundo v. 14 Ed. Especial p. 167-190 2006.
MILARÉ, É. Direito do Ambiente: A Gestão do ambiente em foco: doutrina, jurisprudência, glossário. Prefácio à 5. Ed. Ada Pellegrini Grinover. 5. Ed. ref., atual. e ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.
PHILIPPI Jr., A; ROMÉRO, M de A; BRUNA, G. C.; editores. Curso de Gestão Ambiental. Coleção Ambiental; 1. Barueri, SP. Ed. Manole/USP, 2004.
ROSA, G. R. da. Revista Planeta ARROZ. Planta Arroz. Tá Limpo: Tecnologias mais limpas mostram que o impacto ambiental da lavoura de arroz é menor do que se pensava. Ano 10. Edição 37. Dezembro, 2009. Casa Brasil Editores Ltda. Disponível em: <http://www.planetaarroz.com.br/flip/ed32/> Acesso em: 1º set. 2010.
TULESKI, Y. M. Mix de Marketing: 4 P´s (Produto, Preço, Promoção e Praça) CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico. Atualizado em 11 maio 2009. Disponível em: <http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/mix-de-marketing-4-pas-produto-preco-promocao-e-praca.html> Acesso em 12 ago. 2010.
VIEIRA, V. A. Fazendo uma revisão nas áreas de influência no comportamento do consumidor. REAd – Edição 29 Vol. 8 No. 5, set-out 2002.
VINÍCIUS, M. Ecologia: Questões ambientais. Disponível em: <http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/ecologia/questoes_ambientais/questoes_ambientais.html> Acesso em: 05 ago. 2010.