Análise do comportamento dos consumidores de produtos ecologicamente corretos no município de São Gabriel: o caso dos produtos orizícolas certificados com selo ambiental do IRGA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117012614Schlagworte:
Arroz, Embalagem Ecologicamente Correta, Marketing Ambiental, Selo Ambiental, SustentabilidadeAbstract
Os hábitos de vida, consumo e a produção industrial, tem se sustentado,ao longo dos anos, a partir do uso indiscriminado dos recursos ambientais,prejudicando os ecossistemas e comprometendo a qualidade ambiental. Visandominimizar estes impactos, surgiu a produção mais limpa, que busca no processoprodutivo, conservar matérias primas e energia, eliminar resíduos tóxicos eemissões de poluentes e, nos produtos, o enfoque é a redução dos impactosnegativos ao longo do seu ciclo de vida. A cadeia produtiva orizícola foi umadas pioneiras na certificação de arroz com o selo ambiental, na produção deenergia a partir da casca de arroz, e na adoção de tecnologias mais limpas. Porém,não se sabia o nível de informação dos consumidores em relação a essas práticase ao desenvolvimento de produtos certificados com o selo ambiental. Por isso,este trabalho tem como objetivo caracterizar o comportamento dos consumidoresde produtos ecologicamente corretos no município de São Gabriel (RS). Entrevistaram-se,cento e cinquenta e cinco consumidores, em cinco supermercados do município deSão Gabriel (RS). Este município possui aproximadamente 29.000 ha de arrozcultivados (IBGE, 2009) e uma propriedade rural certificada com o seloambiental do IRGA na safra 2009/2010. Os achados desta pesquisa servem para auxiliarna definição da embalagem do arroz certificado com o selo ambiental do IRGA, nasescolhas dos pontos de venda que distribuirão o produto, nas estratégias decomunicação a serem adotadas e na definição dos mercados que absorverão oproduto final certificado.
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