AÇÕES AMBIENTAIS COM PESSOAS QUE CONVIVEM COM DEPRESSÃO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611702307Parole chiave:
Educação Ambiental, Saúde, Vida.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/223611702307
Pesquisa de caráter não-formal, desenvolvida junto à Oficina Terapêutica de Leitura do Centro de Atenção Psicossocial 1 (CAPS 1) de São Sepé/RS, objetivando buscar por meio de debates e dinâmicas de grupo a eleição de valores acerca do meio ambiente e uma conscientização da realidade do nosso planeta. Ao abordar a situação do meio ambiente, pode-se observar que através de atitudes simples como uso da água de forma consciente, cuidados com o lixo doméstico, separação e destino correto dos resíduos, entre outras, podem contribuir para o equilíbrio entre o homem e o ambiente, respeito e cuidado à vida nas diferentes formas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980.
GUATTARI, F. As Três Ecologias. Campinas: Papirus Editora, 1990.
LEEF, H. Saber ambiental sustentabilidade, racional idade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ, Vozes, 2001.
MINAYO, M.C.S; MIRANDA, A. C. Saúde e ambiente sustentável: Estreitando nós. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
VASCONCELOS, E. M. Educação popular nos serviços de saúde. 2 ed., São Paulo: Hucitec, 1991.