O perfil empreendedor dos lojistas do Shopping Independência de Santa Maria-RS na gestão de seus empreendimentos

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015487

Parole chiave:

Microempreendedor Individual, Economia Informal, Shopping Independência

Abstract

O microempreendedor individual é aquele que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Observa-se que essa categoria vem crescendo constantemente no Brasil à medida que se abrem novas oportunidades para o empreendimento autônomo. O objetivo deste artigo é analisar e descrever o perfil dos empreendimentos dos microempreendedores individuais do Shopping Independência de Santa Maria-RS, abordando-se variáveis que caracterizam a forma como os microempreendedores conduzem seus empreendimentos. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseia-se na coleta de dados primários por meio da aplicação de formulários junto aos lojistas no período de 04 a 09 de novembro de 2013. Os resultados indicam que houve redução da renda em virtude do aumento dos custos após o MEI. Os dados revelam que a maioria dos microempreendedores adota como forma de controle financeiro o método da caderneta e outros sequer realizam este controle. Conclui-se que poucos dos microempreendedores necessitam de financiamento e os que necessitam têm dificuldades em conseguir. Verifica-se que os produtos comercializados no Shopping são oriundos de outros países ou cidades, onde o preço é menor, para que os microempreendedores possam vender a um preço maior.

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Pubblicato

2015-08-01

Come citare

Zajonz, B. T., Schulz, J. R. da S., Fenner, M., & Dörr, A. C. (2015). O perfil empreendedor dos lojistas do Shopping Independência de Santa Maria-RS na gestão de seus empreendimentos. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 671–681. https://doi.org/10.5902/2236117015487

Fascicolo

Sezione

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT

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