Educação para a sustentabilidade no ensino superior: O papel do docente na formação do administrador

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117016413

Mots-clés :

Sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade no Ensino

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar como os professores administradores de uma IES, da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul avaliam a sua preparação frente às exigências da educação para a sustentabilidade. Como método de estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, ancorada em um instrumento de pesquisa dividido em duas partes, sendo a primeira composta por oito questões sobre perfil e enquadramento docente na instituição e a segunda por nove questões abertas com relação ao tema educação para a sustentabilidade. A presente pesquisa foi desenvolvida com 13 professores do Curso de Administração, que possuem formação em Administração, atuantes em uma Instituição Privada, dentre os 44 que trabalham no curso, abrangendo todas as disciplinas da grade curricular. A pesquisa revelou que dos 13 docentes administradores, 06 se sentem preparados para atuar com a temática da sustentabilidade, enquanto 07 professores apresentam dificuldades. Os regulamentos e diretrizes do Ministério da Educação para inserção da sustentabilidade nas disciplinas ainda é desconhecido por 09 professores, o que pode suscitar no curso um olhar diferente sobre a temática da sustentabilidade, fomentando a criação de grupo de pesquisa, atividades práticas ligadas diretamente à educação para a sustentabilidade, além da sua discussão em todas as disciplinas.

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Deisi Viviani Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Mestre em Administração - UFSM
Doutoranda em Administração UFRGS

Lucas Veiga Ávila, Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, RS

Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

 

Luis Felipe Machado Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutorado em Agronegócios - UFRGS
Professora do Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA UFSM

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Publié-e

2015-08-05

Comment citer

Becker, D. V., Ávila, L. V., Nascimento, L. F. M., & Madruga, L. R. da R. G. (2015). Educação para a sustentabilidade no ensino superior: O papel do docente na formação do administrador. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 615–628. https://doi.org/10.5902/2236117016413

Numéro

Rubrique

ENVIRONMENTAL EDUCATION

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