EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA: ADEQUAÇÃO DA DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, PORTO ALEGRE, RS, BRASIL

Daniela Marques Nunes, Amanda Marques da Veiga, Letícia da Silva Balbueno

Abstract


O estudo objetivou o desenvolvimento de uma consciência ambiental adequada para a correta disposição de resíduos em uma IES de Porto Alegre, RS. A pesquisa foi realizada através de análises nas lixeiras das dependências da IES e resultou na observação de resíduos em grande número do tipo: copos de isopor e plástico e folhas de papel. Esse resultado foi utilizado para a formulação de um questionário que verificou o conhecimento dos acadêmicos sobre a natureza dos resíduos: seco ou orgânico. Os resultados indicaram bom conhecimento quanto a natureza dos resíduos em geral, mas revelaram algumas dúvidas quanto aos resíduos: lápis apontados, copos sujos de iogurte e lenços de papel. A partir desses resultados foram elaboradas estratégias de conscientização e sensibilização ambiental que foram desenvolvidas na comunidade acadêmica através da utilização de cartazes informativos e atividades lúdicas.

Palavras-chave: Educação Ambiental, resíduos sólidos, gestão ambiental.


Keywords


Educação; Gestão; Resíduos sólidos

References


CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI. Uso da água no setor industrial Brasileiro: matriz de coeficientes técnicos. Brasília: CNI, 2013.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

FURIAM, S. M.; GÜNTHER, W. M. Avaliação da Educação Ambiental no gerenciamento dos resíduos sólidos no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. Sitientibus, n.35, p.7-27, 2006.

GOTELLI, N.J.; ELLISON, A.M. A primer of ecological statistics. Sunderland, MA.:Sinauer Associates, Inc., 2004.

HUNTINGTON, H.P. Using Traditional Ecological Knowledge in Science: Methods and Applications. EcologicalApplications, v.10, n.5, p.1270-1274, 2000.

MARIN, A.A.; OLIVEIRA, H.T.; COMAR, V. A Educação Ambiental num contexto de complexidade do campo teórico da percepção. Interciência, v.28, n.10, p.616-619, 2003.

MUCELIN, C.A.; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 111-124, 2008.

MUNHOZ, J. M.; SOARES, G. L.; RIBEIRO, A. C. S.; VILHENA, T. F. da P.; STEFENON, V. M. A Educação Ambiental no ambiente escolar como auxiliadora na formação de educandos cidadãos. (e-ISSN: 2236-1308), v.8, n.8, p.1817-1823, 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE [Internet]. Porto Alegre: Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) [2015 ago 06]. Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis. Disponível em:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php

TAUCHEN, J. e BRANDLI, L. L. A Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: Modelo para Implantação em Campus Universitário. Gestão & Produção, v.13, n.3, p.503-515, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236117018396



DEAR AUTHORS,

PLEASE, CHECK CAREFULLY BEFORE YOUR SUBMISSION:

- IF ALL AUTHORS "METADATA" (ORCID, LINK TO LATTES, SHORT BIOGRAPHY, AFFILIATION) WERE ADDED,

- THE CORRECT IDIOM YOUR SECTION,

- IF THE HIGHLIGHTS WERE ADDED,

- IF THE GRAPHIC ABSTRACTS WAS ADDED,

- IF THE REVIEWERS INDICATION WAS DONE,

- IF THE REFERENCES FORMAT ARE CORRECT(ABNT)

- IF THE RESOLUTION YOUR FIGURES (600 DPI) ARE SUITABLE

*******************************

PREZADOS AUTORES,

POR FAVOR, VERIFIQUE ATENTAMENTE ANTES DA SUBMISSÃO: 
- SE OS METADADOS (ORCID, LINK PRO LATTES, CURTA BIOGRAFIA E AFILIAÇÃO) DE "TODOS" OS AUTORES FORAM ADICIONADOS, 
- IDIOMA, 
- SE OS HIGHLIHTS FORAM ADICIONADOS, 
- SE O GRAPHICAL ABSTRACT FOI ADICIONADO, 
- SE A INDICAÇÃO DOS REVISORES FOI FEITA, 
- SE O FORMATO DAS REFERÊNCIAS ESTÁ ADEQUADO (ABNT) 
- SE A RESOLUÇÃO SUAS FIGURAS (600 DPI) ESTÁ ADEQUADA.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

**************************************************

WE ARE ON FACEBOOK! (You are our guest!)

 

Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/22361170

Contact: reget.ufsm@gmail.com

...................................................................................


Accesses since 19/06/2012

...................................................................................

Sponsors: