Painel de gestão acadêmica dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe: uma proposta de Power Bi® como ferramenta gerencial

Autores

  • Baby de Fátima Barbosa Parisi
  • Kleber Fernandes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133864035

Palavras-chave:

Power BI®, gestão do conhecimento, ensino superior, business intelligence, transparência ativa.

Resumo

Neste texto apresenta-se um relato da elaboração de um painel de gestão acadêmica, utilizando o Power BI® como ferramenta facilitadora de controle, monitoramento e análise dos dados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. O objetivo foi mostrar como o sistema pode auxiliar na tomada de decisão dos gestores, além de permitir a eficiência na transparência ativa e mitigar os gargalos no acesso e gerenciamento dos dados já disponíveis. Percebeu-se que o uso do Power BI® mostrou-se uma solução eficiente para a problemática apresentada, pois, possibilita análises flexíveis, intuitivas e rápidas, apresentando, de maneira dinâmica e ágil, um panorama sobre as principais dimensões estratégicas do ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Baby de Fátima Barbosa Parisi

Baby de Fátima Barbosa Parisi

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0015-0482 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5249765740551794  

Endereço eletrônico: fatimaparisi@gmail.com 

Kleber Fernandes de Oliveira

Kleber Fernandes de Oliveira

Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Professor Associado II do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6568-6240

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6807033691955493

Endereço eletrônico: kleber.ufs@hotmail.com / koliveira@academico.ufs.br 

Referências

ACKOFF, Russel. From data to wisdom. Journal of Applies Systems Analysis, New York, v. 16, 1989, p. 3-9.

ANGELIS, Cristiano Trindade de. A model of knowledge management and organizational intelligence for public sector administrations. International Journal of Public Administration, São Paulo, 2013, p. 1-29.

BAKER, Ryan; ISOTANI, Seiji; CARVALHO, Adriana. Mineração de dados educacionais: oportunidades para o Brasil. Brazilian Journal of Computers in Education, Porto Alegre, v.19, n. 2, 2011, p. 3-13.

BARBIERI, Carlos. BI2 - Business intelligence: modelagem e qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier. 2011.

BATISTA, Fábio Ferreira. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012.

BEM, Roberta Moraes; PRADO Maria Lourde; DELFINO, Nelson. Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações pública federais brasileiras. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 11, n. 2, 2013, p. 123-135.

BERG, Bruce Laurence. Qualitative research methods for the social sciences. Massachusetts: Pearson, 2004.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Disponível em https://bit.ly/39eOp8e. Acesso em 25 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2020. Disponível em https://bit.ly/2H8JIkq. Acesso em 22 jan. 2020.

CRESWELL, John W. Research desing: qualitative quantitative and mixed approaches. Thousand Oaks: Sage, 2014.

CUBILLO, Julio. La inteligencia empresarial en las pequeñas y medianas empresas competitivas de América Latina: algunas reflexiones. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997, p. 235-242.

DALKIR, Kimiz. Knowledge Management in theory and practice. Cambridge: MIT Press, 2011.

DANIEL, Ben Kei. Big data and learning analytics in higher education: current theory and practice. Suiça: Springer, 2016.

FENAE. Empresas públicas: mitos e fatos 2019. Brasilía: Sest, 2020.

GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência competitiva em tempos de big data: analisando informações e identificando tendências em tempo real. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

KOTU, Vijay; DESHPANDE, Bala. Predictive analytics and data mining. Amsterdam: Elsevier, 2015.

LAPA, Joaquim; BERNARDINO, Jorge; FIGUEIREDO, Ana. A comparative analysis of open source business intelligence platforms. ACM International Conference Proceeding Series, 2014, p. 86-92. Disponível em https://dl.acm.org/doi/10.1145/2618168.2618182. Acesso em 5 abr. 2010

LAGO, Karine; ALVES, Laennder. Dominando o power BI. São Paulo: DataB, 2018. v. 1.

LOH, Stanley. BI na era do big data para cientistas de dados: indo além de cubos e dashboards na busca pelos porquês, explicações a padrões. Porto Alegre: [s.n.], 2014.

MAZZUCATO, Mariana. O Estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. setor privado. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2014.

MELO, Douglas Arrais; FUCHIGAMI, Hélio Yochihiro. Proposta de índice bidimensional de transparência da informação público-eletrônica como ferramenta para participação e controle sociais. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2019, p. 179-214.

MENDES, Tania. Gestão do conhecimento da informação. Alesp - Ato n. 05/2005 da Mesa. Disponível em https://bit.ly/2PvF5W3. Acesso em 21 fev. 2020.

NONAKA, Ikujiro. A empresa criadora de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. São Paulo: Atlas, 2004.

PALUDO, Augusto Vicente. Administração pública: teoria e questões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

PARDO, Sebastián; CORONEL, Juan Enrique; BERTONE, Rodolfo; THOMAS, Pablo. Gestión del conocimiento: un enfoque aplicado en la administración pública. CONGRESO ARGENTINO DE CIENCIAS DE LA COMPUTACIÓN, 28, 2013. Buenos Aires: Redunci, 2013. Disponível em https://bit.ly/2I2oE2x. Acesso em 25 out. 2020.

PIAIA, Thami Covatti; CEZARO, Bárbara de. ZIEGLER, Jean. A. A proteção da cidadania no acesso à internet e à informação no Brasil. In: CERVI, J. R.; HAHN, N. B. (org.). Diálogo e entendimento: direito e multiculturalismo e políticas de cidadania e resolução de conflito. Campinas: Millennium, 2017, p.199- 215.

RODRIGUES, Charles; BLATTMANN, Ursula. Gestão da Informação e a importância do uso de fontes de informação para a geração do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, 2014, p. 4-29.

ROMERO, Cristobal; VENTURA, Sebastian. Data mining in education. Wiley interdisciplinary reviews: data mining and knowledge discovery, 2013. Disponível em https://bit.ly/3hlFHZZ. Acesso em 22 jul. 2020.

SILVA, Rosane Leal da; HOCH, Patrícia Adriani; RIGHI, Lucas Martins. Transparência pública e a atuação normativa do CNJ. Revista Direito GV, São Paulo, v. 9, n. 2, 2013, p. 489-514.

SILVA, Rafaela; SILVA, Fernando; GOMES, Carlos. O uso do Business Intelligence (BI) em sistema de apoio à tomada de decisão estratégica. GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologia, Aracaju, v. 6, n. 1, 2016, p. 2780-2798.

SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

TCE. Controle cidadão. Transparência na gestão pública. Fortaleza: TCE, 2017.

TORGO, Luís. Data mining with r learning with case studies. Boca Raton: CRC Press, 2017.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, 2002, p. 1-13.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2013.

VESOLOSKI, Simone Paula; VESOLOSKI, Joseli Fátima; DEZORDI, Evandro Luis. A garantia ao acesso à informação e à transparência da administração pública frente ao direito do cidadão. Revista Perspectiva, Erechim, v. 44, n. 166, 2020, p. 75-86.

WITTEN, Ian H; FRANK, Elbe. Data mining: practical machine learning tools and techniques. Massachusetts: Morgan Kaufmann, 2005.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Parisi, B. de F. B., & Oliveira, K. F. de. (2021). Painel de gestão acadêmica dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe: uma proposta de Power Bi® como ferramenta gerencial. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e64035, p. 1–22. https://doi.org/10.5902/2318133864035