A percepção de gestores e docentes de uma instituição de ensino quanto à aplicação da gestão de projetos no âmbito educacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133889140Palavras-chave:
Educação, TecnologiasResumo
O sistema educacional passa por mudanças profundas devido ao avanço da tecnologia que transforma os métodos de ensino e as formas de aprendizagem. Logo, o gerenciamento de projetos surge como uma ferramenta fundamental para promover a qualidade, a inovação e a eficácia nesse setor. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar, por meio de um questionário, como gestores e professores de uma instituição de ensino percebem a aplicação da gestão de projetos na área educacional. Os resultados indicaram que as dificuldades enfrentadas se referem à ausência de cooperação entre os profissionais da área, conflitos com o calendário escolar e baixa adesão dos discentes. Por fim, propôs-se um manual de boas práticas, para que docentes e gestores possam consultá-lo e aplicá-lo oportunamente.
Downloads
Referências
ABRÃO, Fabiana dos Santos. Gerenciamentos de projetos na educação pública: Uma visão de gestores e professores da rede estadual de Pindamonhangaba. São Paulo: Unitau, 2016. 79f. Monografia (MBA em Gerência de Projetos). Universidade de Taubaté.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRITO, Jorge Nei; SABARIZ, Antônio Luis Ribeiro. Elaboração e gestão de projetos educacionais. Mina Gerais: Universidade Federal de São João del-Rei, 2011.
FAGUNDES, Drake Hélio Matta. Uso do sensoriamento remoto no estudo do meio ambiente por meio da metodologia de projetos na construção do conhecimento no contexto escolar. Belo Horizonte: CEFET, 2010. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs, 2009.
KENSKI, Julia Moreira. Gestão de projetos educacionais on-line. São Paulo: Senac, 2015.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
MEYER, Victor; PASCUCCI, Lucilaine; MANGOLIN, Lúcia. Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, 2012, p. 49-70.
MOURA, Dácio Guimarães; BARBOSA, Eduardo Fernandes. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
PISA, Beatriz; OLIVEIRA, Antônio. Gestão de projetos na administração pública: um instrumento para o planejamento e desenvolvimento. SEMINÁRIO NACIONAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO, 1, 2013. Anais ... Curitiba: UTFPR, 2013.
PRATA, Carmem Lúcia. Gestão escolar e as tecnologias. Ceará, 2010. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/CursoUCA/modulo_3b_gestores/tema_05/anexos/anexo_5_tics_na_gestao_escolar2010_CarmemPrata.pdf. Acesso em: 5 jul. 2024.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE [PMI]. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Pensilvânia: Project Management Institute, 2017.
SANDER, Benno. Administração da educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liberlivro, 2007.
SIMÃO, Sylvia Helena Resende. Gestão do trabalho com projetos educacionais. São Paulo: Armazém de Ideias, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.