A interdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologia e sua integração como “estudos e práticas” em face da BNCC de 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065765963

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia e Sociologia; Interdisciplinaridade; Pensamento crítico e analítico; Reforma da LDB

Resumo

A interdisciplinaridade no ensino da Filosofia e da Sociologia como parte da educação interdisciplinar, tem lugar dentre as Ciências Humanas, no campo das Ciências Sociais, ganhando espaço a partir de 2006, quando o Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu resolução determinando sua inclusão na organização curricular do ensino médio. Em 2008, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi alterada por força da Lei 11.684, quando tanto a filosofia quanto a sociologia ganharam status de disciplinas obrigatórias. Mas a nova Lei nº 13.415/2017 reformou a LDB e revogou essa obrigatoriedade, dando nova redação ao dispositivo legal, relegando-as à estudos e práticas, ao lado das artes e da educação física, abrindo espaço para a criação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, que por fim afastou essa obrigatoriedade. O objetivo deste artigo foi analisar a interdisciplinaridade do ensino da filosofia e da sociologia e sua integração como “estudos e práticas” em face da BNCC de 2018. A metodologia empregada foi a pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Em que pese a mudança da BNCC revogar a obrigatoriedade de ambas as disciplinas no ensino médio, pois em cada momento político em que viveu ou vive o país, a Filosofia e a Sociologia têm seu lugar na educação e fazem parte do processo educacional, bem como da história, e podem conviver pacificamente com o saber tecnológico que tem sido privilegiado nos últimos anos, pois este não existiria sem que primeiro, não houvesse o pensamento filosófico e sua posição e importância no estudo da sociedade.

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Biografia do Autor

João Augusto Cardoso, Centro Universitário Claretiano de Rio Claro, Rio Claro, SP

Professor doutor no Centro Universitário Claretiano de Rio Claro, Rio Claro, SP, Brasil

Carlos José Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

Professor doutor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, Brasil

Rogério Bianchi de Araújo, Professor doutor na Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

Professor doutor na Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO, Brasil

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Publicado

2022-02-11

Como Citar

Cardoso, J. A., Martins, C. J., & Araújo, R. B. de. (2022). A interdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologia e sua integração como “estudos e práticas” em face da BNCC de 2018. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e2/1–19. https://doi.org/10.5902/2448065765963

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua