A interdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologia e sua integração como “estudos e práticas” em face da BNCC de 2018
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065765963Parole chiave:
Ensino de Filosofia e Sociologia; Interdisciplinaridade; Pensamento crítico e analítico; Reforma da LDBAbstract
A interdisciplinaridade no ensino da Filosofia e da Sociologia como parte da educação interdisciplinar, tem lugar dentre as Ciências Humanas, no campo das Ciências Sociais, ganhando espaço a partir de 2006, quando o Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu resolução determinando sua inclusão na organização curricular do ensino médio. Em 2008, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi alterada por força da Lei 11.684, quando tanto a filosofia quanto a sociologia ganharam status de disciplinas obrigatórias. Mas a nova Lei nº 13.415/2017 reformou a LDB e revogou essa obrigatoriedade, dando nova redação ao dispositivo legal, relegando-as à estudos e práticas, ao lado das artes e da educação física, abrindo espaço para a criação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, que por fim afastou essa obrigatoriedade. O objetivo deste artigo foi analisar a interdisciplinaridade do ensino da filosofia e da sociologia e sua integração como “estudos e práticas” em face da BNCC de 2018. A metodologia empregada foi a pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Em que pese a mudança da BNCC revogar a obrigatoriedade de ambas as disciplinas no ensino médio, pois em cada momento político em que viveu ou vive o país, a Filosofia e a Sociologia têm seu lugar na educação e fazem parte do processo educacional, bem como da história, e podem conviver pacificamente com o saber tecnológico que tem sido privilegiado nos últimos anos, pois este não existiria sem que primeiro, não houvesse o pensamento filosófico e sua posição e importância no estudo da sociedade.
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