A avaliação em filosofia na perspectiva da igualdade e da emancipação: “vontade”, “atenção” e “busca”

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065747956

Parole chiave:

Igualdade, Emancipação, Avaliação.

Abstract

Fruto da pesquisa feita no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o artigo tem por objetivo apresentar a parte teórico-filosófica e os resultados da ação educativo-filosófica que aconteceu na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM). Utilizamos como aporte teórico principal O mestre ignorante de J. Rancière. Apesar de considerar a experiência docente do pesquisador e as perspectivas pedagógicas (HOFFMANN, 2009; 2010; LUCKESI, 2010; 2011), a abordagem filosófica do tema exigiu direcionar a pesquisa para uma questão inicial “O que é a Filosofia?”, pois as escolhas didáticas, metodológicas, os conteúdos e as abordagens no ensino-aprendizagem da Filosofia decorrem e devem estar ligadas às possíveis e subjetivas respostas que o/a professor/a de Filosofia dá a essa questão inicial (BOAVIDA, 1996; CERLETTI, 2003; 2009; TOMAZETTI, 2014). As metodologias utilizadas na pesquisa foram a bibliográfica, com análise da obra principal e de obras secundárias e, para a ação educativo-filosófica, a qualitativa, com pesquisa-ação como abordagem (LAVILLE, 1999; SEVERINO, 2007; GHEDIN; FRANCO, 2011; MINAYO, 2012). Foi possível constatar, na ação educativa-filosófica, que mais do que compreender as ideias contidas em O mestre ignorante, os/as participantes puderam aprender sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação da Filosofia no nível médio; puderam também aprender sobre os papéis dos/as professores/as e alunos/as, principais personagens da ação educativa; e, acima de tudo, a ação educativa-filosófica possibilitou aos/às participantes da pesquisa, cada um à sua medida, reconhecer alguns aspectos de suas próprias capacidades intelectuais.

 

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Biografie autore

Suédson Relva Nogueira, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Governo do Estado do Rio Grande Norte, Caicó, Rio Grande do Norte

Professor na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Governo do Estado do Rio Grande Norte, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil.

José Teixeira Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte

Professor doutor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil.

 

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2020-10-28

Come citare

Nogueira, S. R., & Teixeira Neto, J. (2020). A avaliação em filosofia na perspectiva da igualdade e da emancipação: “vontade”, “atenção” e “busca”. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e20/ 1–14. https://doi.org/10.5902/2448065747956

Fascicolo

Sezione

Dossiê Ensino da Filosofia – Comunicações GT Filosofar e ensinar a filosofar

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