Carta para as crianças nas escolas do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448065787202Mots-clés :
Experiências, Crianças, Escolas, Sonhos, EducaçãoRésumé
Inspirada pela carta de Glória Anzaldúa às mulheres escritoras do terceiro mundo, peço licença poética à autora para tecer uma carta direcionada às infâncias que tenho escutado pelas escolas do Brasil. Nessa escrita, irei propor um diálogo com as crianças e educadores-pesquisadores que têm buscado pensar crianças, experiências e escolas, almejando encontrar possibilidades de vida por entre os conteúdos desarmônicos e fragmentados com os quais a escola contemporânea tem alimentado as infâncias. Diante da possibilidade de escuta que tem sido generosamente oferecida pelas crianças, tenho buscado os rastros das promessas de sonhos para uma outra escola possível.
Téléchargements
Références
ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 229, 2000. DOI: 10.1590/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880. Acesso em: 10 fev. 2020.
FREIRE, Fátima. Existem educadores que escolhem deixar marcas. Ciclo O desaparecimento da Infância. Casa Tombada: São Paulo, 2024.
HAN, Byung Chul. O desaparecimento dos rituais: Uma topologia do presente. Tradução Gabriel Salvi Philipson. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
KOHAN, W. O. Vida e Morte da Infância, entre o Humano e o Inumano. Educação & Realidade, [S. l.], v. 35, n. 3, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13083. Acesso em: 21 mar. 2024.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
NOGUERA, Renato; BARRETO, Marcos. Infancialização, ubuntu e tekoporã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. child.philo, Rio de Janeiro , v. 14, n. 31, p. 625-644, set. 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872018000300625&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2023. Epub 17- maio -2019.
PIORSKY, Gandy. As mãos e a criança: a alma e as mãos. Gandhy Piorsky, 01/09/2022. Disponível em: https://www.gandhypiorski.com.br/post/as-m%C3%A3os-e-a-crian%C3%A7a-a-alma-e-as-m%C3%A3os. Acesso em 15/02/2024.
RODRIGUES, A.; ROCON, P. C.; ROSEIRO, S. Z.; NODARI, V. A. F., Crianças em pesquisas que se arriscam, riscam e dão passagem a abordagens metodológicas brincantes. REBEH.Vol. 02, N. 02, Abr. - Jun., 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/9956/6770. Acesso em: 10 nov. 2023.
VEIGA, Ana Lygia Schil da (Nina). A pesquisa em artes-manuais para terapias. Medicina Integratica, 2020. Disponível em: https://revistamedicinaintegrativa.com/a-pesquisa-em-artes-manuais-para-terapias/. Acesso em 15 mai. 2023.
Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios:
BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 9 jun. 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.