A Arte de Pensar: investigações sobre os percursos da Lógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065769353

Palavras-chave:

Autonomia, Ensino de lógica, Formação do Pensamento Humano, História da Lógica

Resumo

Neste estudo, pretendo apresentar um esboço histórico da lógica, construído ao colocar em evidência alguns aspectos da formação do pensamento humano que propiciaram o seu desenvolvimento, partindo da necessidade humana do bem pensar. O estudo foi realizado por meio da vertente teórico-metodológica da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough (2001) e da Análise de Conteúdo (AC) de Laurence Bardin (2010), tomando como pressuposto a concepção do texto verbal como materialidade discursiva e o discurso como a plenitude da prática social que o abrange e constitui (FAIRCLOUGH, 2001). De maneira transversal, a lógica era vista como a arte de pensar e o seu ensino realizava-se através de reflexões e discussões cotidianas, em outras palavras, o ensino da lógica não se limitava a uma exposição histórico-didática da lógica tradicional, porém, visava a formar bem a mente dos estudantes, orientando o intelecto na busca da verdade.A lógica é importante tanto como instrumento de análise de argumentos, quanto do ponto de vista histórico, porque ela foi inventada e sistematizada dentro de um contexto da Filosofia Grega, e, portanto, está aliada à história do pensamento ocidental. O ensino de lógica se faz necessário atualmente porque ela oferece ferramentas que permitem interpretar as informações que chegam até os sujeitos e perceber que elas não representam todas as realidades existentes, então não se pode moldar comportamentos, pensamentos e disseminar essas informações sem uma análise crítica, racional e cuidadosa.

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Biografia do Autor

Clarice Rosa Machado, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS

Mestra pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

Machado, C. R. (2022). A Arte de Pensar: investigações sobre os percursos da Lógica . Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e6/1–23. https://doi.org/10.5902/2448065769353

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua