Filosofia e Geografia: entrelaces em uma perspectiva autobiográfica e literária

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065765091

Mots-clés :

Autobiografia, Filosofia, Geografia, Literatura, Professor.

Résumé

Este artigo pretende evidenciar as conexões entre autobiografia e experiências no campo da Filosofia por um professor de Geografia. O propósito é explorar o território do conhecimento geográfico destacando as suas zonas de contato com o conhecimento filosófico. Para tanto, adota como argumento a literatura infanto-juvenil de O Pequeno Príncipe que, por suas peculiaridades literárias, filosóficas e geográficas, apresenta-se como evidencia literária para uma tentativa de se estabelecer intersecções entre esses dois campos do saber. Conclui-se enfatizando que a dicotomia de saberes, apesar de ainda ser um paradigma que acompanha a história moderno-positivista da produção do conhecimento, é negada quando limites teóricos e práticos desestabilizam visões reducionistas sobre a formação e atuação profissional docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Daniel Cardoso Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Références

ALLIAUD, Andrea; SUÁREZ, Daniel. El saber de la experiencia. Narrativa, investigación y formación docente, col. Narrativas, (auto)biografías y educación, núm. 3, Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires y Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2011.

ARISTÓTELES. Poética. Trad., Prefácio, Introdução, Comentários e Apêndices de Eudoro de Souza. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1986.

BELMIRO, Celia Abicalil. Provocação e imaginação: diálogos entre narração e descrição na literatura infantil. Idioma, Rio de Janeiro, nº 27, p. 06-18, 2º. Sem. 2014.

BERNARDO, Gustavo. A qualidade da invenção. In: OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? Com a palavra o escritor. São Paulo, DCL: 2005.

BEZEMER, Jeff; JEWITT, Carey. Multimodality: A guide for linguists. Manuscript to appear in L. Lotosseliti (ed.) Research Methods in Linguistics (2nd edition). London: Continuum, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/227335935.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia. Das Letras,1990.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. In: Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, Antônio. A Literatura e a Formação do homem. Remates de Males. Antonio Candido. Campinas: Editora UNICAMP, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2001.

CONTRERAS, José; PÉREZ DE LARA, Nuria. La experiencia y la investigación educativa, en J. Contreras y N. Pérez de Lara (comps.), Investigar la experiencia educativa, Madrid: Morata, 2010, p. 21-88.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografía y educación. Figuras del individuoproyecto, col. Narrativas, (auto)biografías y educación, núm. 1, Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires y Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2009.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 1, p. 21-33, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/DELL/Downloads/15-Texto%20do%20artigo-37-1-10-20140612%20(1).pdf. Acesso em 25 fev. 2021.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

ESTRABÓN. Geografía. Libros I y II. Introducción general de J. García Blanco; Introducción y notas de J. L. García Ramón y J. García Blanco, Madrid: Editorial Gredos, 1992, p. 559.

FOUCAULT, Michel. Le Souci de la Verite, Magazine Littéraire, n. 207 (mai./1984).

GIDDENS, Anthony. Comte, Popper e o Positivismo. In: GIDDENS, Anthony. Política, Sociologia e Teoria Social. São Paulo: UNESP, 1998.

HEIDEGGER, M. Que é metafisica? Os Pensadores. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1989.

KANT, Immanuel. Géographie. Physische Geographie. Paris: Aubier, Tradução de Michèle Cohen-Halimi, Max Marcuzzi et Valérie Seroussi, 1999.

MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: opção descolonial e o significado de identidade em política. Trad. Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, nº 34, p. 287-324, 2008.

MINGUZZI, Laura. La historia rechazada, historia como vida signifi cante, Revista Duoda (Barcelona), núm. 40, 2011, p. 66-75.

MOREIRA, Ruy. Marxismo e Geografia (A geograficidade e o diálogo das ontologias). GEOgraphia, Rio de Janeiro, n. 11, 2004.

RAMOS, Graça. A Imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo horizonte: Autêntica, 2011.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Trad.: André Telles e Rodrigo Lacerda. Saraiva, 2015 [1943]. Disponível em: file:///C:/Users/DELL/Downloads/Pequeno%20Pri%CC%81ncipe.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

SUÁREZ, Daniel H. Espacio (auto)biográfico, investigación educativa y formación docente en Argentina: un mapa imperfecto de un territorio en expansión. Revista mexicana de investigación educativa, 2014, v. 19, N. 62, p. 763-786.

Publié-e

2021-11-08

Comment citer

Alves, D. C. (2021). Filosofia e Geografia: entrelaces em uma perspectiva autobiográfica e literária. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e11 / 1–20. https://doi.org/10.5902/2448065765091

Numéro

Rubrique

Artigos – Demanda contínua