Filosofia e Geografia: entrelaces em uma perspectiva autobiográfica e literária

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065765091

Parole chiave:

Autobiografia, Filosofia, Geografia, Literatura, Professor.

Abstract

Este artigo pretende evidenciar as conexões entre autobiografia e experiências no campo da Filosofia por um professor de Geografia. O propósito é explorar o território do conhecimento geográfico destacando as suas zonas de contato com o conhecimento filosófico. Para tanto, adota como argumento a literatura infanto-juvenil de O Pequeno Príncipe que, por suas peculiaridades literárias, filosóficas e geográficas, apresenta-se como evidencia literária para uma tentativa de se estabelecer intersecções entre esses dois campos do saber. Conclui-se enfatizando que a dicotomia de saberes, apesar de ainda ser um paradigma que acompanha a história moderno-positivista da produção do conhecimento, é negada quando limites teóricos e práticos desestabilizam visões reducionistas sobre a formação e atuação profissional docente.

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Biografia autore

Daniel Cardoso Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

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Pubblicato

2021-11-08

Come citare

Alves, D. C. (2021). Filosofia e Geografia: entrelaces em uma perspectiva autobiográfica e literária. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e11 / 1–20. https://doi.org/10.5902/2448065765091

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua