Avaliação da aprendizagem em filosofia: uma experiência estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065755390

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Filosofia, Estética

Resumo

Avaliar a aprendizagem de estudantes de ensino médio em uma componente curricular possibilita indicadores para a construção de estratégias de ensino nessa disciplina. Nesse sentido, este estudo é uma abordagem multimétodo, a partir de uma pesquisa avaliação sobre uma experiência de aprendizagem de estudantes que participaram de um projeto de extensão. O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de aprendizagem da análise e produção filosófica de textos no contexto de realização de um projeto de extensão com estudantes de ensino médio. Participou do projeto um grupo de estudantes do segundo ano do ensino médio, que a partir de oficinas sobre análise filosófica de narrativas mitológicas gregas, mediadas por discussão coletiva, elaboraram textos redacionais que relacionavam a narrativa lida com algum problema sociocultural ou histórico. A partir do conhecimento produzido foi construída uma apresentação teatral, enquanto experiência estética, direcionada a alunos do ensino médio de uma escola pública estadual, para estimular a leitura e a interpretação de textos clássicos. Após a realização do projeto, foi aplicado um questionário on-line para avaliar a experiência dos estudantes, participantes do projeto, quanto à aprendizagem sobre a compreensão de conceitos, perspectivas de análise e produção filosófica de textos. O resultado da pesquisa indica que os estudantes participantes do projeto desenvolveram habilidades de interpretação e produção de textos em uma perspectiva filosófica.

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Biografia do Autor

Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal do Maranhão

Professor doutor do Instituto Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Araújo, P. C. (2021). Avaliação da aprendizagem em filosofia: uma experiência estética. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e10 / 1–20. https://doi.org/10.5902/2448065755390

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua