Notas sobre o ensino da filosofia na Universidade de São Paulo: sujeição e resistência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065739779

Palabras clave:

Filosofia, Ensino de filosofia, Arqueologia, Universidade

Resumen

Almejamos através da presente investigação analisar a constituição discursiva sobre a formação filosófica uspiana com intuito de compreender quais foram as condições que permitiram a emergência dos saberes e poderes que sustentaram os objetos de conhecimento no ensino de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), observando o período de formação (constituição) do curso de filosofia que se estende de 1936 até 1963. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico a arqueologia do pensador francês Michel Foucault, na qual o sujeito é fundamentalmente uma produção das práticas discursivas e de relações de saber-poder que o atravessam e o delimitam. Por meio deste procedimento metodológico pretendemos entender a emergência dos modos de subjetivação e objetivação e fornecer visibilidade não só às grandes linhas de continuidade discursiva, mas também das descontinuidades que abrigam os vestígios e arquivos submersos da história oficial. 



Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Roberto Sanabria de Aleluia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo, Brasil.

Doutorando na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo, Brasil.

Citas

ARANTES, Paulo Eduardo. Um departamento francês de ultramar. Estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana [Uma experiência nos anos 60]. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

CORDEIRO, Denilson Soares. A formação do discernimento: Jean Maugüé a gênese de uma experiência filosófica no Brasil. 2008. 000 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CELESTE FILHO, Macioniro. A constituição da Universidade de São Paulo e a Reforma Universitária da década de 1960. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

FOUCAULT, Michael. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Michel Foucault explica o seu último livro. In: FOUCAULT, Michael. Ditos e escritos, vol. II. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2001, p. 145-152.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L., RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica 2009.

GOLDSCHMIDT, Victor. Tempo lógico e tempo histórico na interpretação dos sistemas filosóficos. In: GOLDSCHMIDT, Victor. A religião de Platão. São Paulo: DIFEL, 1963.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MACHADO, Roberto. Foucault, a ciência e o saber. 3. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo. História da filosofia no Brasil In: SILVA, Marcelo Carvalho da; CORNELLI, Gabriele. (Org.) . Filosofia e Formação - Vol. I. 1. ed. Cuiabá: Universidade Aberta do Brasil - Central de Texto, 2013.

MAUGÜÉ, Jean. O Ensino da Filosofia: suas diretrizes. Revista Brasileira de Filosofia, vol.V, fasc.IV, n. 20, out-dez 1955.

PORCHAT PEREIRA, Oswaldo. Discurso aos estudantes sobre a pesquisa em filosofia. Revista Fundamento, V. 1, n. 1 – set-dez. 2010.

ROUANET, Sergio Paulo; MERQUIOR, José Guilherme. Entrevista com Michel Foucault. In: O homem e o discurso: a arqueologia de Michel Foucault. 2º ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

Publicado

2020-01-07

Cómo citar

Aleluia, J. R. S. de. (2020). Notas sobre o ensino da filosofia na Universidade de São Paulo: sujeição e resistência. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e1/ 1–15. https://doi.org/10.5902/2448065739779

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua