Some Reflections on the Challenges for the School Teaching of Philosophy in the Society of Ignorance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065789329

Keywords:

Teaching of Philosophy, Basic Education, Agnotology, Society of Ignorance, Epistemic Vices

Abstract

The present article presents brief reflections on the teaching of philosophy and its challenges in the society of ignorance. Considering the current societal scenario, where increasingly young people are connected and less concerned about the type of content they are receiving through networks, especially regarding the veracity of the information. An attitude of indifference towards the facts that surround us raises a warning sign about how we will deal with complex problems in the future, as superficial solutions become a more attractive possibility for young people using various networks. The society of ignorance highlights the fragilities of the present time, in addition to proposing that the increasingly less reflective use of available information means and the uncertainty of humans about the future are capable of driving a society where platforms control us and limit our search for knowledge. Finally, we suggest that the teaching of philosophy in basic education has emancipatory potential, as it contributes to the formation of critical thinking and especially by leading young people to not accept ready-made and superficial answers to complex problems, which demand a more rigorous stance in verifying facts. Despite the challenges encountered in the face of reforms and uncertainties about the future of philosophy in basic education, the fight for its maintenance is one of the defenses established at the end of this work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Guilherme Lucho de Araujo, Federal University of Rio Grande do Sul

Licenciado em Filosofia desde 2016 (UNINTER), em 2022 obtive o título de Mestre em Educação em Ciências (UFRGS) e atualmente estou cursando o Doutorado em Educação (UFRGS - 2023/27). Durante o mestrado desenvolvi pesquisas sobre a manifestação dos vícios epistêmicos diante da Pandemia de Covid-19, juntamente com meu orientador Prof.Dr. Marcelo Leandro Eichler, investigando a sociedade da ignorância e os processos de desinformação no Brasil e no doutorado busco articular o ensino de filosofia diante da sociedade do desconhecimento.

Marcelo Leandro Eichler, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências (UFRGS/UFSM/UNIPAMPA) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e coordenador dos cursos de química da UFRGS (2019-2020). Foi bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora entre 2010 e 2020; é bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 03/2022. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pelos estudos de agnotologia e pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

References

BARROS, Rafael de Andrade. (2021). Uma análise da Lei 13.415/17: o novo Ensino Médio e o lugar da Filosofia no Currículo. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e18/1–22. https://doi.org/10.5902/2448065767426

BELLINI, Boris; SANTOS, Marli dos. Um panorama da credibilidade jornalística a partir do avanço da desinformação e das fake news. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 2020. p. 1-10.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BREY, Antoni; CAMPÀS, Joan; MAYOS SOLSONA, Gonçal. La sociedad de la ignorancia y otros ensayos. Barcelona: Infonomia, 2009.

CARDOSO, Davi Valois. O impacto das “fake news” na educação dos jovens do brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 6, p. 614–625, 2021. DOI: 10.51891/rease.v7i6.1417. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1417. Acesso em: 13 out. 2024.

CASSAM, Quassim. Conspiracy theories. John Wiley & Sons, 2019.

CASSAM, Quassim. Descaso epistémico. Crítica, Tradução de Desidério Murcho, 2018. Disponível em:< https://criticanarede.com/descaso.html >. Acesso em: 11 de Outubro de 2024.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, São Paulo. Ática., 2000.

DA SILVA, Ivanilso Santos. E SE NÃO TIVÉSSEMOS PROIBIDO O USO DE CELULARES? TENSÃO ENTRE SOCIEDADE E ESCOLA NA PRÉ-PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, p. 01-14, 2022.

FALCÃO, Paula; SOUZA, Aline Batista de. Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 55-71, jan./mar. 2021.

FÁVERO, Altair Alberto; DOS SANTOS, Antônio Pereira; OLIVEIRA, Julia Costa. Em defesa da filosofia e de uma educação para o pensar: incertezas e desafios para a escola. Revista Digital de Ensino de Filosofia-REFilo, p. e1/1-18, 2023.

FERNANDES, Carla Montuori; MONTUORI, Christina. A rede de desinformação e a saúde em risco: uma análise das fake news contidas em ’As 10 razões pelas quais você não deve vacinar seu filho’. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 14, n. 2, 2020. DOI: 10.29397/reciis.v%vi%i.1975. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1975. Acesso em: 13 out. 2024.

FRANCKLIN, Adelino. A carga horária do ensino de filosofia no novo ensino médio. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 156–166, 2023. DOI: 10.31977/grirfi.v23i3.3462. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3462. Acesso em: 13 out. 2024.

FRAU, Erica Cristina. É proibido filosofar no ensino médio. Revista Digital de Ensino de Filosofia-REFilo, v. 4, n. 1, p. 46-55, 2018.

FREIRE, Neylson Pinheiro.; Cunha, I.C.KO; Neto, F.R.G.X.; Machado, M.H.; Minayo, M.C.D.S. A infodemia transcende a pandemia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 4065-4068, 2021.DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021269.12822021

G1. MEC anuncia preparação de projeto de lei para vetar celulares em escolas públicas e privadas. G1, Portal de Notícias da Rede Globo, 20 setembro de 2024. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/09/20/medida-para-proibir-uso-de-celulares-em-escolas-publicas-esta-sendo-preparado-pelo-mec.ghtml>. Acesso em 12 de outubro de 2024.

HERNANDES, Paulo Romualdo. A Lei no 13.415 e as alterações na carga horária e no currículo do Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 579-598, 2020.DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802266

INNERARITY, Daniel. La sociedad del desconocimiento. Galaxia Gutenberg, 2022.

JUNQUEIRA, A. H. DIETA DA SAÚDE PLANETÁRIA E MUDANÇA CLIMÁTICA EM CONFRONTOS ONLINE NO TIKTOK. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2022. DOI: 10.32813/2179-1120.2022.v15.n3.a927. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/927. Acesso em: 13 out. 2024.

MALAGOLI, Marielly Marques. Fake News, Desinformação e Narrativas Antivacina nas Redes Sociais durante a Pandemia de Covid-19 no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2024. doi:10.11606/D.8.2024.tde-27082024-075046. Acesso em: 2024-10-12.

MARTÍNEZ, Inés de. Desinformación y fake news en TikTok: técnicas para su detección y prevención. 2023.

PROCTOR, Robert N. Agnotology: A missing term to describe the cultural production of ignorance (and its study). Agnotology: The making and unmaking of ignorance, p. 1-33, 2008.

RODRIGUES, Theófilo Machado; BONONE, Luana; MIELLI, Renata. Desinformação e crise da DEMOCRACIA no brasil: É possível regular fake news?. Confluências| Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 22, n. 3, p. 30-52, 2020.

SALVIA, André Luis La; NETO, O. C. O que pode o ensino de filosofia na BNCC?. Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, [S. l.], v. 7, p. e16/1–24, 2021. DOI: 10.5902/2448065767379.

SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Editora estação das letras e cores, 2020.

NIC.br. TIC Kids Online Brasil 2023: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil [livro eletrônico]. Coordenação executiva e editorial Alexandre F. Barbosa. São Paulo: Comitê Gestor da internet no Brasil, 2024.

Published

2024-12-20

How to Cite

Araujo, L. G. L. de, & Eichler, M. L. (2024). Some Reflections on the Challenges for the School Teaching of Philosophy in the Society of Ignorance. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e15/1–24. https://doi.org/10.5902/2448065789329

Issue

Section

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais