Algumas reflexões sobre os desafios para o ensino escolar de filosofia na Sociedade do Desconhecimento

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065789329

Mots-clés :

Ensino de Filosofia, Educação básica, Agnotologia, Sociedade do desconhecimento, Vícios epistêmicos

Résumé

O presente artigo apresenta breves reflexões sobre o ensino de filosofia e seus desafios na sociedade do desconhecimento. Levando em consideração o cenário da sociedade atual, onde cada vez mais os jovens estão conectados e cada vez menos preocupados com o tipo de conteúdo que estão recebendo pelas redes, sobretudo sobre a veracidade das informações. Uma postura de indiferença diante dos fatos que nos cercam, gera um sinal de alerta em relação a como iremos lidar com problemas complexos no futuro, uma vez que as soluções superficiais se tornam uma possibilidade mais atrativa aos jovens que utilizam as mais diversas redes. A sociedade do desconhecimento apresenta as fragilidades da atualidade, além de propor que o uso cada vez menos reflexivo dos meios de informações disponíveis e a incerteza dos seres humanos sobre o futuro, são capazes de impulsionar uma sociedade onde as plataformas nos controlam e limitam nossa busca por conhecimento. Por fim, sugerimos que o ensino de filosofia na educação básica tem potencial emancipador, por contribuir na formação da criticidade e especialmente por conduzir os jovens a não aceitação de repostas prontas e superficiais para problemas complexos, que demandam uma postura mais rigorosa na verificação dos fatos. Apesar dos desafios encontrados diante das reformas e incertezas sobre o futuro da filosofia na escola básica, a luta por sua manutenção é uma das defesas estabelecidas ao fim deste trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Guilherme Lucho de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Filosofia desde 2016 (UNINTER), em 2022 obtive o título de Mestre em Educação em Ciências (UFRGS) e atualmente estou cursando o Doutorado em Educação (UFRGS - 2023/27). Durante o mestrado desenvolvi pesquisas sobre a manifestação dos vícios epistêmicos diante da Pandemia de Covid-19, juntamente com meu orientador Prof.Dr. Marcelo Leandro Eichler, investigando a sociedade da ignorância e os processos de desinformação no Brasil e no doutorado busco articular o ensino de filosofia diante da sociedade do desconhecimento.

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências (UFRGS/UFSM/UNIPAMPA) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e coordenador dos cursos de química da UFRGS (2019-2020). Foi bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora entre 2010 e 2020; é bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 03/2022. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pelos estudos de agnotologia e pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

Références

BARROS, Rafael de Andrade. (2021). Uma análise da Lei 13.415/17: o novo Ensino Médio e o lugar da Filosofia no Currículo. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e18/1–22. https://doi.org/10.5902/2448065767426

BELLINI, Boris; SANTOS, Marli dos. Um panorama da credibilidade jornalística a partir do avanço da desinformação e das fake news. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 2020. p. 1-10.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BREY, Antoni; CAMPÀS, Joan; MAYOS SOLSONA, Gonçal. La sociedad de la ignorancia y otros ensayos. Barcelona: Infonomia, 2009.

CARDOSO, Davi Valois. O impacto das “fake news” na educação dos jovens do brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 6, p. 614–625, 2021. DOI: 10.51891/rease.v7i6.1417. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1417. Acesso em: 13 out. 2024.

CASSAM, Quassim. Conspiracy theories. John Wiley & Sons, 2019.

CASSAM, Quassim. Descaso epistémico. Crítica, Tradução de Desidério Murcho, 2018. Disponível em:< https://criticanarede.com/descaso.html >. Acesso em: 11 de Outubro de 2024.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, São Paulo. Ática., 2000.

DA SILVA, Ivanilso Santos. E SE NÃO TIVÉSSEMOS PROIBIDO O USO DE CELULARES? TENSÃO ENTRE SOCIEDADE E ESCOLA NA PRÉ-PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, p. 01-14, 2022.

FALCÃO, Paula; SOUZA, Aline Batista de. Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 55-71, jan./mar. 2021.

FÁVERO, Altair Alberto; DOS SANTOS, Antônio Pereira; OLIVEIRA, Julia Costa. Em defesa da filosofia e de uma educação para o pensar: incertezas e desafios para a escola. Revista Digital de Ensino de Filosofia-REFilo, p. e1/1-18, 2023.

FERNANDES, Carla Montuori; MONTUORI, Christina. A rede de desinformação e a saúde em risco: uma análise das fake news contidas em ’As 10 razões pelas quais você não deve vacinar seu filho’. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 14, n. 2, 2020. DOI: 10.29397/reciis.v%vi%i.1975. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1975. Acesso em: 13 out. 2024.

FRANCKLIN, Adelino. A carga horária do ensino de filosofia no novo ensino médio. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 156–166, 2023. DOI: 10.31977/grirfi.v23i3.3462. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3462. Acesso em: 13 out. 2024.

FRAU, Erica Cristina. É proibido filosofar no ensino médio. Revista Digital de Ensino de Filosofia-REFilo, v. 4, n. 1, p. 46-55, 2018.

FREIRE, Neylson Pinheiro.; Cunha, I.C.KO; Neto, F.R.G.X.; Machado, M.H.; Minayo, M.C.D.S. A infodemia transcende a pandemia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 4065-4068, 2021.DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021269.12822021

G1. MEC anuncia preparação de projeto de lei para vetar celulares em escolas públicas e privadas. G1, Portal de Notícias da Rede Globo, 20 setembro de 2024. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/09/20/medida-para-proibir-uso-de-celulares-em-escolas-publicas-esta-sendo-preparado-pelo-mec.ghtml>. Acesso em 12 de outubro de 2024.

HERNANDES, Paulo Romualdo. A Lei no 13.415 e as alterações na carga horária e no currículo do Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 579-598, 2020.DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802266

INNERARITY, Daniel. La sociedad del desconocimiento. Galaxia Gutenberg, 2022.

JUNQUEIRA, A. H. DIETA DA SAÚDE PLANETÁRIA E MUDANÇA CLIMÁTICA EM CONFRONTOS ONLINE NO TIKTOK. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2022. DOI: 10.32813/2179-1120.2022.v15.n3.a927. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/927. Acesso em: 13 out. 2024.

MALAGOLI, Marielly Marques. Fake News, Desinformação e Narrativas Antivacina nas Redes Sociais durante a Pandemia de Covid-19 no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2024. doi:10.11606/D.8.2024.tde-27082024-075046. Acesso em: 2024-10-12.

MARTÍNEZ, Inés de. Desinformación y fake news en TikTok: técnicas para su detección y prevención. 2023.

PROCTOR, Robert N. Agnotology: A missing term to describe the cultural production of ignorance (and its study). Agnotology: The making and unmaking of ignorance, p. 1-33, 2008.

RODRIGUES, Theófilo Machado; BONONE, Luana; MIELLI, Renata. Desinformação e crise da DEMOCRACIA no brasil: É possível regular fake news?. Confluências| Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 22, n. 3, p. 30-52, 2020.

SALVIA, André Luis La; NETO, O. C. O que pode o ensino de filosofia na BNCC?. Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, [S. l.], v. 7, p. e16/1–24, 2021. DOI: 10.5902/2448065767379.

SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Editora estação das letras e cores, 2020.

NIC.br. TIC Kids Online Brasil 2023: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil [livro eletrônico]. Coordenação executiva e editorial Alexandre F. Barbosa. São Paulo: Comitê Gestor da internet no Brasil, 2024.

Publié-e

2024-12-20

Comment citer

Araujo, L. G. L. de, & Eichler, M. L. (2024). Algumas reflexões sobre os desafios para o ensino escolar de filosofia na Sociedade do Desconhecimento. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e15/1–24. https://doi.org/10.5902/2448065789329

Numéro

Rubrique

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais