Algumas reflexões sobre os desafios para o ensino escolar de filosofia na Sociedade do Desconhecimento

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065789329

Parole chiave:

Ensino de Filosofia, Educação básica, Agnotologia, Sociedade do desconhecimento, Vícios epistêmicos

Abstract

O presente artigo apresenta breves reflexões sobre o ensino de filosofia e seus desafios na sociedade do desconhecimento. Levando em consideração o cenário da sociedade atual, onde cada vez mais os jovens estão conectados e cada vez menos preocupados com o tipo de conteúdo que estão recebendo pelas redes, sobretudo sobre a veracidade das informações. Uma postura de indiferença diante dos fatos que nos cercam, gera um sinal de alerta em relação a como iremos lidar com problemas complexos no futuro, uma vez que as soluções superficiais se tornam uma possibilidade mais atrativa aos jovens que utilizam as mais diversas redes. A sociedade do desconhecimento apresenta as fragilidades da atualidade, além de propor que o uso cada vez menos reflexivo dos meios de informações disponíveis e a incerteza dos seres humanos sobre o futuro, são capazes de impulsionar uma sociedade onde as plataformas nos controlam e limitam nossa busca por conhecimento. Por fim, sugerimos que o ensino de filosofia na educação básica tem potencial emancipador, por contribuir na formação da criticidade e especialmente por conduzir os jovens a não aceitação de repostas prontas e superficiais para problemas complexos, que demandam uma postura mais rigorosa na verificação dos fatos. Apesar dos desafios encontrados diante das reformas e incertezas sobre o futuro da filosofia na escola básica, a luta por sua manutenção é uma das defesas estabelecidas ao fim deste trabalho.

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Biografie autore

Luiz Guilherme Lucho de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Filosofia desde 2016 (UNINTER), em 2022 obtive o título de Mestre em Educação em Ciências (UFRGS) e atualmente estou cursando o Doutorado em Educação (UFRGS - 2023/27). Durante o mestrado desenvolvi pesquisas sobre a manifestação dos vícios epistêmicos diante da Pandemia de Covid-19, juntamente com meu orientador Prof.Dr. Marcelo Leandro Eichler, investigando a sociedade da ignorância e os processos de desinformação no Brasil e no doutorado busco articular o ensino de filosofia diante da sociedade do desconhecimento.

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências (UFRGS/UFSM/UNIPAMPA) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e coordenador dos cursos de química da UFRGS (2019-2020). Foi bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora entre 2010 e 2020; é bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 03/2022. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pelos estudos de agnotologia e pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

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Pubblicato

2024-12-20

Come citare

Araujo, L. G. L. de, & Eichler, M. L. (2024). Algumas reflexões sobre os desafios para o ensino escolar de filosofia na Sociedade do Desconhecimento. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e15/1–24. https://doi.org/10.5902/2448065789329

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais