INTRODUÇÃO À FILOSOFIA EM TEMPOS DE ASCENSÃO FASCISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065735590Abstract
Esse relato de experiência visa expor a metodologia e o referencial teórico das aulas de “Introdução à filosofia”, ministradas em turmas do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo das aulas foi promover a compreensão dos estudantes de que a Filosofia é uma atividade reflexiva autônoma, portanto, antagônica a preconceitos e ao cerceamento do pensamento.
Downloads
Literaturhinweise
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato obre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
EXPERIMENTER: the Stanley Milgram story. Direção de Michael Almereyda. British Board of Film Classification (98 min.). October 29, 2015.
FÓRUM, REVISTA. “Eco: redes sociais deram voz a legião de imbecis”. Disponível em https://www.revistaforum.com.br/eco-redes-sociais-deram-voz-a-legiao-de-imbecis/, 2015. Acesso em 11 de abril de 2018.
KANT, Immanuel. O que é esclarecimento? In: Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Tradução de Paulo Cesar Gil Ferreira. Rio de Janeiro: Viaverita, 2011.
MORAES, Eduardo Carli de. “A banalidade do mal e sua tenebrosa atualidade: reflexões na companhia de Hannah Arendt, Zygmunt Bauman, Stanley Milgram, G. Agambem, Márcia Tiburi, entre outros”. A casa de vidro. Disponível em: https://acasadevidro.com/2018/02/22/estudos-filosoficos-a-banalidade-do-mal-e-sua-tenebrosa-atualidade-reflexoes-na-companhia-de-hannah-arendt-stanley-milgram/. Acesso em 12 de abril de 2018.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Porto Alegre: L&PM. 2008.
SOUKI, Nádia. “Três momentos do conceito de mal em Hannah Arendt”. In: SCHIV, Sônia Maria; KUSKOSKI, Matheus Soares (orgs.). Hannah Arendt: pluralidade, mundo e política. Porto Alegre: Observatório gráfico, 2013.