As contribuições do pensamento socrático para o ensino de filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065738482

Palavras-chave:

Educação, Sócrates, Maiêutica, Ensino de filosofia.

Resumo

Diante do desafio ou da problemática existente na questão do ensino de filosofia, este artigo, tem como objetivo destacar algumas das principais contribuições socráticas para a filosofia e para o ensino de filosofia. Para isso, afirma-se em primeiro lugar, a importância da educação e do ensino para o ser humano. A fundamentação teórica acerca do problema abordado é encontrada na história da educação brasileira, em que se percebe uma forte influência das ideias pedagógicas conhecidas como tradicionalismo e tecnicismo. Depois, apresenta as características da filosofia socrática por meio da maiêutica na busca da virtude e do bem viver. E a conclusão é feita na percepção de como o pensamento socrático se atualiza e na aplicabilidade dos ensinamentos socráticos para o ensino de filosofia nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Pontes Custódio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Referências

ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva. 2001.

FERREIRA, Stephânia Beatriz. FERREIRA, Dayana Vieira. BATISTA, Gustavo Araújo. Socrates: a defesa da filosofia aplicada a educação para a vida reflexiva- algumas considerações para a autoformação ético-politica do educador. São Paulo: Cadernos da FUCAMP, n.10, v.12, p.49-64/2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54º ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2016.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Tradução de Ingrid Mulher Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

KOHAN, Walter Omar. Sócrates & a educação: o enigma da filosofia. Tradução de Ingrid Mullher Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia critico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

NICOLA, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens a idade moderna. São Paulo: Globo, 2005.

PLATÃO. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. (Coleção os Pensadores). São Paulo: Editora nova cultura, 1996.

PLATÃO. Diálogos: Teeteto e Crátilo. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3º ed. Pará: editora universitária UFPA, 2001.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores associados, 2013.

SOFISTE, Juarez Gomes. Sócrates e o ensino da filosofia: Investigação dialógica uma investigação para a docência de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2020-01-07

Como Citar

Custódio, R. P. (2020). As contribuições do pensamento socrático para o ensino de filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e3/ 1–9. https://doi.org/10.5902/2448065738482

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua