As contribuições do pensamento socrático para o ensino de filosofia

Robson Pontes Custódio

Resumo


Diante do desafio ou da problemática existente na questão do ensino de filosofia, este artigo, tem como objetivo destacar algumas das principais contribuições socráticas para a filosofia e para o ensino de filosofia. Para isso, afirma-se em primeiro lugar, a importância da educação e do ensino para o ser humano. A fundamentação teórica acerca do problema abordado é encontrada na história da educação brasileira, em que se percebe uma forte influência das ideias pedagógicas conhecidas como tradicionalismo e tecnicismo. Depois, apresenta as características da filosofia socrática por meio da maiêutica na busca da virtude e do bem viver. E a conclusão é feita na percepção de como o pensamento socrático se atualiza e na aplicabilidade dos ensinamentos socráticos para o ensino de filosofia nos dias atuais.


Palavras-chave


Educação, Sócrates, Maiêutica, Ensino de filosofia.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva. 2001.

FERREIRA, Stephânia Beatriz. FERREIRA, Dayana Vieira. BATISTA, Gustavo Araújo. Socrates: a defesa da filosofia aplicada a educação para a vida reflexiva- algumas considerações para a autoformação ético-politica do educador. São Paulo: Cadernos da FUCAMP, n.10, v.12, p.49-64/2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54º ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2016.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Tradução de Ingrid Mulher Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

KOHAN, Walter Omar. Sócrates & a educação: o enigma da filosofia. Tradução de Ingrid Mullher Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia critico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

NICOLA, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens a idade moderna. São Paulo: Globo, 2005.

PLATÃO. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. (Coleção os Pensadores). São Paulo: Editora nova cultura, 1996.

PLATÃO. Diálogos: Teeteto e Crátilo. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3º ed. Pará: editora universitária UFPA, 2001.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores associados, 2013.

SOFISTE, Juarez Gomes. Sócrates e o ensino da filosofia: Investigação dialógica uma investigação para a docência de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2007.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065738482

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________