Relato de experiência: somos livres ou predestinados? Método e sequência didática de uma aula elaborada para uma turma do 9º ano do ensino fundamental

Cínthia Roso Oliveira, Carina Tonieto, Andrei Luiz Lodéa, Ângela Bárbara Rossetto

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para realizar a intervenção partiu do pressuposto de que precisamos conhecer o universo cultural do aluno para a partir daí elaborar o planejamento, com vistas a desenvolver sua autonomia. Então, a partir de um questionário com aquele intuito, foi elaborado o plano de aula “Liberdade X Destino”. Os passos didáticos foram uma mescla das sequências abordadas por Kohan (1999) baseado em Lipman (1995) e Trombetta (2002; 2013), os quais se seguem: sensibilização, problematização, investigação filosófica e sistematização. A partir da avaliação dos alunos sobre o que mais gostaram da aula, todos de certa forma se referiram ao debate, sendo que um especificou que ao exporem ideias diferentes das suas nos debates, eles puderam pensar para além da sua própria. Isso nos chamou muito a atenção e nos deixou muito satisfeitos, pois um dos principais objetivos de uma aula de filosofia é permitir ampliar os pontos de vista sobre os problemas, e foi isso que procuramos fazer, não criar um consenso, mas sim estimular que cada um conseguisse refletir sobre os diferentes pontos de vista.


Palavras-chave


Destino; Liberdade; Relato de Experiência

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 2000.

BRUCE, M.; BARBONE, S. O problema do mal. In: BRUCE, M.; BARBONE, S. (Orgs.). Os 100 argumentos mais importantes da filosofia ocidental: uma introdução concisa sobre lógica, ética, metafísica, filosofia da religião, linguagem, epistemologia e muito mais. São Paulo: Cultrix, 2013. p. 54-55.

GALLO, S. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, R. J. T.; GOTO, R. Filosofia no Ensino Médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, 2007. p. 15-36.

GALLO, S. Ensino de filosofia, uma pedagogia do conceito: os quatro passos didáticos. In: GALLO, S. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. p. 94-98.

HOLBACH, B. de. System of nature. [S. l.: s. n.], 1770. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2015.

KANT, I. Notícia do Prof. Immanuel Kant sobre a organização de suas preleções no Semestre de Inverno de 1765-1766. In:KANT, I. Lógica. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2011. p. 173-182.

KOHAN, W. O. Sugestões para implementar a filosofia com crianças em escolas. In: KOHAN, W. O.; WAKSMAN, V. (Orgs.). Filosofia para crianças na prática escolar. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 85-112.

LIPMAN, M. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

LIPMAN, M.; SHARP, A. M.; OSCANYAN, F. S. A filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

MONSTRO no final do livro. Sobrenatural. Direção: Mike Rohl. [S. l.]: Kripke Enterprises, Warner Bros. Television, Wonderland Sound and Vision. 2 abr. 2009.

PLATÃO. A república. 11. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Responsabilidade moral, determinismo e liberdade. In: SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Ética. 30. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p. 107-132.

STERLING, G. A defesa do livre-arbítrio para o problema do mal. In: BRUCE, M.; BARBONE, S. (Orgs.). Os 100 argumentos mais importantes da filosofia ocidental: uma introdução concisa sobre lógica, ética, metafísica, filosofia da religião, linguagem, epistemologia e muito mais. São Paulo: Cultrix, 2013. p. 56-58.

TROMBETTA, G. L. O papel da operação reflexiva no ensino e no exercício da filosofia: contribuições para uma ideia de filosofia no ensino médio. In: FÁVERO, A. A.; RAUBER, J. J.; KOHAN, W. O. (Orgs.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: Editora Unijuí, 2002. p. 235-247.

TROMBETTA, G. L. “Nos olhos”: Método e didática no ensino de filosofia. In: TROMBETTA, G. L.; BORTOLINI, B. de O.; KAPCZYNSKI, A. L. Filosofia nos olhos: experiências de ensino. Passo Fundo: Berthier, 2013. p. 7-15.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065734588

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Cínthia Roso Oliveira, Carina Tonieto, Andrei Luiz Lodea, Ângela Bárbara Rossetto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________